Crônica: 5 livros para entender melhor o gênero textual

A crônica é um texto curto cuja escrita se dá em prosa e é um texto comumente veiculado em jornais, revistas e outros meios de comunicação. Esse gênero é marcado por elementos como humor e ironia.

Além disso, uma das principais características das crônicas é a abordagem dos acontecimentos do dia a dia. Portanto, a crônica é sempre marcada temporalmente a partir de um fato corriqueiro ou de um grande acontecimento político, por exemplo.

Confira abaixo 5 livros que reúnem crônicas de grandes autores para entrar em contato com o gênero textual e entender melhor a sua estrutura.

5 livros de crônica

Ostra feliz não faz pérola

Em primeiro lugar, recomendamos o livro Ostra feliz não faz pérola, de Rubem Alves. Publicado pela primeira vez em 2008, a obra reúne textos separados em 11 capítulos nos quais o autor aborda temas que fazem parte das etapas da vida do ser humano. Assim, é possível ler crônicas sobre Amor, Política, Educação, Morte e muito mais.

Nu, de Botas

O livro Nu, de Botas, escrito por Antonio Prata e publicado em 2013, traz as primeiras lembranças de um paulistano de classe média nascido nos anos 1970. Por meio de uma linguagem simples e divertida, o autor conta sobre as suas experiências no quintal da sua casa, as brincadeiras com os amigos, fala sobre o divórcio dos seus pais e até sobre a passagem do cometa Halley.

132 crônicas: Cascos & carícias e outros escritos 

Esse livro reúne as crônicas escritas por Hilda Hilst entre 1992 e 1995. Apesar de não serem recentes, os textos são atuais e são marcados pelo humor, ironia e irreverência da autora. Por meio da obra, o leitor entra em contato com o cotidiano e com a conturbada vida política da época.

O melhor das Comédias da Vida Privada

Em O Melhor das Comédias da Vida Privada,  Luís Fernando Verissimo compilou as suas crônicas prediletas escritas nos anos 90. Além disso, o escritor adiciona mais 35 textos novos, repletos de humor e ironia com linguagem simples e agradável.

A Descoberta do Mundo

Por fim, apresentamos um livro clássico da escritora Clarice Lispector. A obra A Descoberta do Mundo, de 1984, traz as crônicas publicadas pela escritora entre os anos de 1967 d 1973, no Jornal do Brasil. O livro conta com 468 textos sobre diversos temas do dia a dia, da vida. Além disso, há diversos trechos nos quais a escritora estabelece contato direto com o leitor, com respostas a cartas, pedidos de desculpa e muito mais.

E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia Como citar de acordo com as regras da ABNT.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.