Criminosos podem usar o WhatsApp para aplicar golpes; veja o que pode facilitar

Devido a sua abrangência, muitos usuários são impactados quando o sistema do mensageiro cai, por exemplo.

O WhatsApp é a plataforma de mensagens mais utilizada ao redor do mundo. Devido a sua abrangência, muitos usuários são impactados quando o sistema do mensageiro cai, por exemplo.

Veja também: WhatsApp confirma novo bloqueio em alguns aparelhos; veja a lista

Além disso, pessoas de má fé utilizam da tecnologia para aplicar golpes em usuários mais vulneráveis. Para se prevenir, confira seis erros que não devem ser cometidos no WhatsApp.

Erros que não devem ser cometidos no WhatsApp

  • Download de arquivos suspeitos: não é prudente baixar arquivos enviados por contatos desconhecidos, sendo eles pessoas ou empresas. Desta forma, se atente aos tipos de arquivo e links antes de acessá-los.
  • Envio de informações pessoais: alguns usuários enviam para outros contatos informações pessoais, como senha do banco ou foto da carteira de identidade, por exemplo. Porém, caso a ação de fato seja necessária, o indicado é excluir a mensagem após o uso. Isso impossibilitará que hackers tenham seus dados caso tome a conta do destinatário.
  • Grupos: evite compartilhar informações pessoais ou dados confidenciais em grupos do WhatsApp. É possível que as informações sejam vazadas mais facilmente devido a quantidade de pessoas.
  • Liberação de funções extras: o WhatsApp é uma plataforma de mensagens oficial e democrática. Desta forma, não costuma oferecer um novo conteúdo sem avisar com antecedência. Por esse motivo, evite cair nesse golpe e ter os dados roubados.
  • Links suspeitos: como o próprio termo sugere, não acesse links que não conheça a procedência. A ação pode te trazer vírus ou facilitar que criminosos invadam o seu dispositivo te deixando vulnerável.
  • Promoções falsas: este erro é semelhante ao anterior, pois o WhatsApp está repleto de promoções falsas, que podem ser apenas um meio para que as suas informações pessoas sejam roubadas ou o seu aparelho hackeado.

Contudo, fique sempre atento e repasse as informações aos seus conhecidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.