Coworking: conheça as vantagens de compartilhar o escritório

Veja os benefícios de se trabalhar ao lado de outros profissionais

Quem deseja começar um negócio deve levar em conta o local que deverá ser utilizado para compor seu escritório. É preciso que ele tenha uma boa localização, um ambiente amplo, agradável e com um bom custo benefício. Dessa maneira, uma boa opção para empreendedores iniciantes é um espaço compartilhado, o coworking.

Este tipo de escritório possui inúmeras vantagens e benefícios. O coworking é um local compartilhado por diversas empresas, por profissionais autônomos e freelancers. Ademais, por ser um espaço dividido, as contas de luz, aluguel, condomínio, também são pagas pelas pessoas que alugam em conjunto o escritório.

Todavia, existem coworkings que oferecem outros benefícios como o compartilhamento do refeitório, auditório e da recepção. Todavia, é um espaço inovador que pode auxiliar no crescimento de seu negócio abrindo diversas possibilidades e até futuras parcerias. Tudo isso por um preço bem mais baixo do que o aluguel de um escritório solo.

Uma outra vantagem de se compartilhar o espaço de trabalho é a possibilidade de se criar parcerias, colaborações entre os profissionais das empresas. Em suma, pode-se trocar experiências e desenvolver uma rede de relacionamentos, o networking. 

Gestão empresarial: avaliações e análises necessárias na era digital

Como funciona 

O coworking é um espaço que pode ser um escritório, ou até mesmo um comércio, onde sua estrutura é preparada para receber diversas empresas e negócios. Desse modo, elas se desenvolvem em um local parecido com um ambiente tradicional, porém, dividido por todos os locatários.

A ideia de coworking é bastante recente. Aliás, a proposta é considerada como um espaço indicado para empreendedores e profissionais criativos, inovadores, que procuram ampliar seus negócios em um ambiente propício a uma maior eficiência e produtividade de seu trabalho. Tudo isso a um ótimo preço.

O empreendedor que deseja se instalar em um coworking aluga um escritório que possui todas as facilidades de um espaço comum, como internet, recepção, estrutura física, salas de reuniões e estacionamento. Em relação ao aluguel, é possível encontrar no mercado, coworkings que oferecem planos por hora, por mês e anuais.

Vale ressaltar que o custo do coworking é bem menor do que o habitual. É possível encontrar espaços com uma ótima localização, possibilidade de trabalhar com profissionais de excelente qualidade, e que oferece inúmeras facilidades para o dia a dia do profissional.

Auxílio-taxista: posso receber mesmo com o meu CPF suspenso?

História do coworking

O termo coworking surgiu nos anos 90 por um designer de jogos eletrônicos chamado Bernie de Koven. Ele realizava uma pesquisa sobre trabalhos online. Em seguida, dois empreendedores dos Estados Unidos, em começo de carreira, criaram a Hat Factoring, compartilhando o espaço com outros profissionais.

Em pouco tempo a ideia do escritório compartilhado se tornou uma tendência mundial. Enfim, para se ter uma ideia, este tipo de ambiente corporativo teve um crescimento exponencial de 568% entre 2015 e 2019, só no Brasil.

Vale ressaltar que o coworking é bastante comum em escritórios de TI, comunicação, advogados, designers e engenheiros. Logo, pode-se compartilhar um mesmo ambiente empreendedores de um mesmo setor, ou de áreas distintas.

O que o coworking oferece

A princípio, o escritório compartilhado oferece inúmeras possibilidades. Podemos destacar ambientes com salas privativas, indicadas para momentos em que é preciso um espaço reservado para atender clientes, e um estacionamento que também pode ser utilizado pelo locatário ou por seus parceiros.

Através do coworking, os empreendedores também compartilham a rede de internet. Neste caso, antes de alugar o escritório, é conveniente observar a velocidade de conexão, principalmente se for trabalhar com arquivos pesados.

Com o escritório compartilhado, o empreendedor não precisa contratar ninguém para receber seus clientes. Do mesmo modo, a maioria dos coworkings possuem recepção, onde é possível gerenciar suas correspondências, além das ligações telefônicas.

Outro ponto a se considerar é que grande parte dos escritórios compartilhados possuem salas de reunião, com mesas, cadeiras e monitores para a projeção de slides. Aliás, é um ótimo local para  atendimento de clientes, com todo o conforto e privacidade.

Alguns coworkings possuem um auditório, que é um espaço dedicado a palestras e workshops. Outros escritórios oferecem a possibilidade de locação. Em conclusão, podemos destacar também escritórios que possuem um espaço de convivência, que é um ambiente em comum, onde todos os profissionais podem ficar à vontade e trocar experiências.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.