Copom: a incerteza do cenário atual impacta a inflação

Conforme análise do Comitê de Política Monetária (Copom), a incerteza do cenário atual impacta a inflação. Saiba mais!

Conforme análise do Comitê de Política Monetária (Copom), a incerteza do cenário atual impacta a inflação. Sendo assim, as projeções para a inflação de preços administrados são de 6,4% para 2022 e 5,7% para 2023. O Comitê julga que a incerteza em torno das suas premissas e projeções atualmente é maior do que o usual.

Copom: a incerteza do cenário atual impacta a inflação

O Comitê de Política Monetária (Copom) ressalta que, em seus cenários para a inflação, permanecem fatores de risco em ambas as direções, destaca o Banco Central do Brasil (BCB). 

As pressões inflacionárias globais e os riscos de alta da inflação

Entre os riscos de alta para o cenário inflacionário e as expectativas de inflação, destacam-se uma maior persistência das pressões inflacionárias globais; e a incerteza sobre o futuro do arcabouço fiscal do país, parcialmente incorporada nas expectativas de inflação e nos preços de ativos. 

Elevação das commodities internacionais

Entre os riscos de baixa, ressalta-se uma possível reversão, ainda que parcial, do aumento nos preços das commodities internacionais em moeda local; e uma desaceleração da atividade econômica mais acentuada do que a projetada, destaca a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB).

Riscos avaliados e a elevação da inflação

O Comitê de Política Monetária (Copom) avalia que a conjuntura particularmente incerta e volátil requer serenidade na avaliação dos riscos. De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa básica de juros em 1,00 ponto percentual, para 12,75% a.a. 

O balanço dos riscos e inflação 2023

O Comitê entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a convergência da inflação para as metas ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano-calendário de 2023, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

O Copom reforça o objetivo de estabilizar os preços

Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, o Comitê de Política Monetária (Copom) ressalta que essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego, como destaca o Comitê em todas as suas divulgações oficiais.

Acompanhe as informações e análises oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) e entenda a economia de forma ampla e atualizada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.