Controle Financeiro Pessoal e Fatores Externos

 Controle seus gastos através de um planejamento financeiro pessoal 

Controle seus gastos e suas necessidades para que possa amparar seus planejamentos pessoais, ainda que esteja endividado. Pode parecer um desafio, mas é importante que direcione seu fluxo financeiro pessoal para que possa obter êxito em seus planos e projetos.

Sendo assim, insira suas despesas em um aplicativo,  uma planilha ou um caderno, qualquer coisa que você possa controlar e acompanhar.

Categorize despesas, dívidas, acordos e reserva de emergência

Separe o que é despesa essencial e o que é secundário. Assim poderá ter uma clareza sobre a situação financeira atual. Caso tenha feito acordos de dívidas, por exemplo, coloque-os como compromissos. Dessa forma, poderá ter um valor fixo para que possa direcionar e assim poderá realizar um planejamento. Lembre-se de que um planejamento financeiro ampara a sua necessidade, mesmo que seja aos poucos.

Cuidado com o excesso de ansiedade para resolver problemas financeiros

No entanto, é importante ressaltar que caso tenha muitas dívidas não deve fazer acordos simultâneos em excesso. Uma vez que isso pode gerar um outro tipo de bola de neve, sendo uma forma de arriscar, inclusive, perder valores pagos até determinado período.

Por isso, é importante que tenha essa clareza sobre a sua situação financeira atual, independentemente do valor da sua renda.

Alimente o hábito, é isso que faz diferença na vida de todas as pessoas!

 Quando pensamos em planejamentos pessoais, devemos entender que o mais importante é criar um hábito. Pois, uma pessoa que cria hábitos financeiros saudáveis, aos poucos, melhora a gestão de suas finanças,  como qualquer outro hábito de vida, isso pode levar um tempo. 

No entanto, é fundamental que não desista de fazer o seu planejamento, pois quanto mais uma pessoa negligencia seu planejamento financeiro, mais ela se perde em suas finanças, independentemente de sua profissão ou valor de renda.

Encarar o desafio é primordial para a mudança 

Por isso, obter um cenário realista ajuda muito nessa questão. Saber com exatidão qual o valor precisa para pagar suas dívidas e suas despesas pode ajudar a cortar custos desnecessários e direcionar uma reserva de emergência, ainda que seja um valor baixo. Dessa forma, conforme a sua renda melhorar, naturalmente poderá guardar um valor maior e ter um controle real sobre a sua vida financeira. 

Portanto, entender sua situação financeira atual é a única forma de direcionar assertivamente um planejamento que mude seus hábitos para que possa encarar as crises de uma forma menos impactante. Haja vista que é preciso lidar com fatores externos não controláveis.

Sendo assim, mudar os hábitos pode ser uma forma interessante de melhorar a qualidade de vida em todos os aspectos, ao passo que é um autodesafio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.