Como controlar a ansiedade na hora de apresentar um trabalho

Controlar a ansiedade na hora de apresentar um trabalho não é impossível. Embora possa parecer algo muito difícil, existem formas simples de tornar o momento menos “doloroso”. Para tanto, observe as sugestões que trouxemos no decorrer deste artigo e saiba mais sobre como se preparar para apresentar algum tipo de trabalho, seja ele acadêmico, ou não.

Como controlar a ansiedade na hora de apresentar um trabalho?

Para controlar a ansiedade na hora de apresentar um trabalho é preciso preparar-se com antecedência. Isto é, não adianta querer se acalmar apenas segundos antes da apresentação, pois é preciso criar uma atmosfera para que a autoconfiança seja aflorada desde muito antes. Veja como:

1- Estude bastante, mas não tente decorar!

Ao invés de pôr o seu foco em decorar um conteúdo, que tal lê-lo em voz alta, algumas vezes? Quanto mais você ler e ponderar sobre o que está lendo, maiores serão as chances de memorização.

Considere que aprender algo está longe de ser decorar algo. No primeiro caso, você absorve o conceito e sabe explicá-lo, no segundo, você apenas lembra a sequência de palavras para tentar explicar alguma coisa e, caso se esqueça de algo, tudo sairá “embolado” e sem sentido. Por isso, estude, mas não decore.

2- Pratique gravando áudios para si mesmo

Uma forma de saber se você está explicando adequadamente o conteúdo é gravando-o em um áudio para si mesmo. Explique fingindo que está diante da sua turma da faculdade. Dê todos os detalhes, gesticule, etc. Quanto mais vezes você explicar para si mesmo, melhor será o seu desempenho.

Lembre-se de ouvir os áudios de maneira crítica, pois assim você encontra os pontos “soltos” na sua fala e pode ir ajustando aos poucos.

3- Capriche nos materiais usados na apresentação

Para controlar a ansiedade na hora de apresentar um trabalho, nada melhor do que fazer o seu público não olhar para você o tempo todo. Isto é, capriche no uso de vídeos, imagens, slides, etc. Quanto mais atributos visuais você utilizar, menor será o foco em você e menos ameaçada a sua mente se sentirá.

4- Encontre o seu porto-seguro no público

Encontrar um “porto-seguro” pode lhe ajudar a controlar a ansiedade na hora de apresentar um trabalho. Sabe o que isso quer dizer na prática? Encontre uma pessoa que você confia ou, no caso de um público desconhecido, alguém que faça você se sentir minimamente confortável e fique olhando para ela durante a apresentação.

  • Dica: Encontre 3 pessoas, uma em cada parte da sala (no lado esquerdo, no meio e no lado direito), assim você intercala a direção do seu olhar e dá a impressão de que está olhando para todos.

5- Segure um objeto durante a apresentação

Segurar um objeto também pode ser muito eficiente. Vale segurar o controle do projetor ou uma simples caneta. Assim, você coloca certa “força” nas mãos, como se descarregasse a sua ansiedade na caneta. Afinal, às vezes, a mão vazia pode dar a sensação de que você está completamente “exposto”, e segurar algo pode lhe ajudar a se sentir “protegido”.

6- Use roupas que aumentem a sua autoestima e conforto

É claro que você não precisa comprar roupas novas todas as vezes em que for apresentar um trabalho. Entretanto, você pode sim usar aquela sua peça de roupa favorita e que lhe faz bem. Sentir-se bonito e bem arrumado pode lhe dar mais autoconfiança e assim lhe ajudar a controlar a ansiedade na hora de apresentar um trabalho.

 

Gostou das dicas? Coloque-as em prática e desfrute de um dia a dia muito mais leve e com apresentações incríveis!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.