Contrarreforma: como cai no vestibular?
A Contrarreforma, também conhecida como Reforma Católica, foi a resposta criada pela Igreja Católica para as Reformas Religiosas, que aconteceram durante a Idade Moderna.
O tópico é muito cobrado por questões de história geral, principalmente dentro das provas dos vestibulares.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje trouxe a análise de uma questão de vestibular sobre a Contrarreforma. Confira!
Contrarreforma: questão de vestibular
(UNB) A Reforma Protestante rompeu com a unidade cristã existente na Europa e deu origem a uma reforma religiosa na Igreja Católica, a chamada Contrarreforma. A esse respeito, julgue os itens adiante.
a) O combate ao lucro e à usura, bases da vida comercial e financeira que se dinamizava ao final da Idade Média, mostrava o descompasso da Igreja romana em relação às transformações ocorridas na sociedade.
b) A ideias de Lutero centravam-se na salvação pela fé e na leitura direta e interpretação pessoal do Evangelho, além de contestarem a supremacia da Igreja sobre o Estado.
c) Exaltando o trabalho e a poupança na conduta humana, Calvino consagrava valores morais e políticos defendidos pela burguesia mercantil.
d) A Contrarreforma significou a tentativa da Igreja Católica de reorganizar-se com base em princípios liberais: abrandamento da hierarquia clerical, e da autoridade papal, tolerância quanto aos hereges e abandono de censura.
Análise:
A questão do vestibular da UNB pedia para o candidato julgar os itens como verdadeiros ou falsos.
Aqui, apenas a alternativa D é falsa.
Diante da expansão das Reformas Religiosas por todo o continente europeu, os membros do alto escalão do clero católica decidiram decidiram reafirmar os principais dogmas da Igreja, com o objetivo de fortalecer a instituição.
A Contrarreforma pretendia realizar a revisão de aspectos espirituais e administrativos da Igreja Católica para que, assim, fosse possível questionar e desmentir as ideias dos protestantes. Para isso, o papa Paulo III convocou, em 1545, uma reunião com as autoridades católicas. O encontro receberia o nome de “Concílio de Trento”.
Dessa forma, não podemos concordar com as afirmações presentes na alternativa D de que a Igreja teria, com a Contrarreforma, adotado princípios liberais, tolerantes e brandos. O que aconteceu foi, na verdade, totalmente o contrário, uma vez que a Igreja se tornou muito mais conservadora.
Todas as outras alternativas estão corretas.