Contrarreforma: 3 tópicos que você precisa dominar

A resposta da Igreja Católica aos movimentos de Reforma

Contrarreforma: 3 temas que vão cair na sua prova!

A Contrarreforma foi um movimento de resposta que aconteceu no século XVI e que foi organizado pela Igreja Católica.

O assunto é abordado com muita frequência pelas principais provas do país, com um destaque para os vestibulares e a prova do ENEM.

Assim, é muito importante que você compreenda os principais temas relacionados à Contrarreforma. Para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com 3 tópicos que você precisa dominar!

A resposta aos movimentos de Reforma

A Contrarreforma surgiu como um movimento de resposta às Reformas Protestantes, também conhecidas como Reformas Religiosas.

As Reformas foram um conjunto de transformações e movimentos que aconteceram no século XVI, durante a Idade Moderna. Elas foram responsáveis por contradizer os dogmas da Igreja Católica, impedindo que a instituição continuasse a exercer um forte domínio sobre diversos segmentos da sociedade.

Assim, podemos dizer que as Reformas Religiosas prejudicaram a Igreja Católica de diversas formas e, por isso, os membros da instituição pensaram que era necessário criar uma resposta para a situação: essa resposta foi justamente denominada de “Contrarreforma” ou, ainda, “Reforma Católica”.

A Contrarreforma foi oficialmente criada pelo Concílio de Trento, no ano de 1545.

O Concílio de Trento

Para determinar quais seriam as ações de resposta às Reformas Religiosas da Igreja Católica o papa Paulo III convocou, em 1545, um concílio: o Concílio de Trento.

O principal objetivo desse Concílio era definir quais seriam as diretrizes adotadas pela Igreja para reafirmar os seus dogmas e combater as religiões que estavam surgindo e se expandindo na época. O Concílio terminaria somente no ano de 1563, depois de 18 anos de discussões e de definições.

Dentre tantas medidas, podemos ressaltar que uma das consequências do Concílio foi a criação do Index Librorum Prohibitorum: uma compilação de obras consideradas  contrários à fé católica e que seriam, a partir daquele momento, proibidas.

A criação da Companhia de Jesus

Outro resultado muito relevante da Contrarreforma foi a fundação da Companhia de Jesus, evento que aconteceu em 1534.

O principal objetivo dessa fundação era direcionar os padres jesuítas para diferentes atuações em missões no Novo Mundo, ou seja, no continente americano. Com isso, os jesuítas deveriam conseguir expandir a fé católica para os nativos dos locais que estavam sendo colonizados impedir a disseminação de outras correntes religiosas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.