Contas digitais ou contas tradicionais? Quais as diferenças que pesam na hora da escolha?

O que muda para o usuário optar em abrir uma conta em banco digital?

O mundo após o advento da Internet não é mais o mesmo, em nenhum aspecto. A forma de consumir conteúdo, de interagir com as pessoas, bem como de fazer compras e também a forma de se relacionar com o dinheiro mudou. Tudo foi facilitado e simplificado, assim, com os bancos não aconteceu diferente. Agora, fica a pergunta: contas digitais ou contas tradicionais? Quais são as diferenças? Quais as vantagens e desvantagens? Saiba as respostas na matéria desta segunda-feira (12)

As principais características das contas digitais e das contas tradicionais

Muitas pessoas não acompanharam o ritmo intenso das mudanças que a sociedade sofreu nos últimos dez anos. Toda nossa forma de viver foi alterada pela tecnologia, e o mercado financeiro não ficou de fora. As contas digitais estão tomando o lugar das contas tradicionais, e cada vez mais pessoas se tornam clientes dessas novas instituições.

Acostumados a enfrentar filas nas lotéricas para pagar contas, e ir aos bancos para resolver eventuais problemas, fica difícil acreditar que agora tudo pode ser resolvido com alguns cliques. Até mesmo a abertura de conta, que antes exigia uma extensa documentação, pode ser feita pelo celular.

Toda essa praticidade conquista alguns indivíduos, mas repelem outros. Geralmente, a desconfiança surge por não haver uma agência física onde se possa resolver eventuais problemas. Ademais, conheça agora as principais diferenças entre os bancos comuns e os digitais.

Cobranças de tarifas

A maioria dos bancos digitais não cobram pela manutenção das contas. Conquanto, os bancos tradicionais costumam cobrar anuidade no cartão de crédito e tarifas de transferências para outros bancos. Essa ausência de tarifas é um ponto favorável aos novos modelos de instituições bancárias.

Atendimento online dos bancos digitais

Os bancos comuns são conhecidos pela sua demora nos atendimentos, longas filas e pela formalidade de seus funcionários. Entretanto, os digitais vieram para inovar e tornar esse processo mais simplificado.

Toda nossa forma de viver foi alterada pela tecnologia, e o mercado financeiro não ficou de fora
Pois, a tecnologia alterou toda nossa forma de viver, e o mercado financeiro não ficou de fora – Foto: Canva Pro

Os atendimentos são feitos através de chats dentro dos apps ou até mesmo por ligações ou e-mail. Resolve-se tudo sem sair de casa, otimizando o tempo do cliente e dos funcionários.

Agência física

Para muitas pessoas, não ter uma agência física é um ponto contra os bancos digitais. A presença de um local onde se possa resolver os problemas e ter com quem conversar pessoalmente passa segurança, principalmente para clientes mais velhos.

Solidez

Pois, os bancos tradicionais já possuem um passado concreto e sólido, onde seus processos estão bem aparados por todo um sistema. Já os bancos digitais surgiram há menos de uma década. Assim, por esse motivo, pode ser difícil para um banco menor oferecer boas opções de créditos para seus usuários.

Principais instituições financeiras digitais

Então, entre as tantas opções que surgiram no mercado nos últimos anos, podemos destacar:

  • Nubank – Fundada em 2013, começou oferecendo cartão de crédito sem anuidade, e hoje já conta com a conta corrente digital;
  • Banco Inter – É uma evolução de um antigo banco chamado Intermedium. Ele oferece isenção de taxas e tarifas para serviços executados através do app;
  • Next – É o banco digital do Bradesco. Ele também não tem tarifas, oferencendo inúmeros recursos e benefícios para os usuários do app.

Então, esses são apenas alguns dos inúmeros bancos digitais que surgiram nos últimos tempos. Cabe ao usuário analisar todas as opções e ver qual se encaixa mais no seu perfil. Entre tantas sugestões de contas tradicionais e contas digitais, com certeza alguma vai atender às suas expectativas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.