Consumo de energia do Brasil cresceu 12,8% no último trimestre

O consumo de energia aumentou 12,8% apenas no último trimestre deste ano, que é um aumento muito considerável quando comparado apenas ao mesmo período em 2020. A informação constou no Boletim Trimestral de Consumo de Eletricidade, com o órgão federal com sede no Rio de Janeiro.

Segundo a empresa, o forte crescimento tem a ver com a baixa base para comparação, sendo que no ano passado a pandemia afetou mais o país do que este ano. Um dos motivos para o impulsionamento do consumo foram as atividades da indústria, onde o crescimento de 22,3% registrou a quarta alta consecutiva.

Dados do IBGE apontam que o consumo de energia teria sido ainda maior

De acordo com os dados do IBGE, o consumo de energia no período teria sido ainda maior, podendo chegar a até 23%. 18 dos 25 setores pesquisados apresentaram índices acima dos dois dígitos.

A maior contribuição da indústria neste período do ano veio através da produção de automóveis, reboques e carrocerias, com 213%, crescimento este que não foi freado nem mesmo com a dificuldade da chegada de semicondutores.

Muito atrás aparecem os setores de máquinas e equipamentos (69%), seguida da metalúrgica com (51%) e produtos minerais fechando a lista com (19%). No destaque da nota, é informado que aconteceu um forte crescimento econômico durante o último trimestre.

Consumo de energia elétrica por parte das indústrias é de longe o mais alto no país

Historicamente, as indústrias são o setor que mais consome energia elétrica no país. De acordo com o IBGE, o PIB cresceu 12,4% quando comparado ao mesmo período no último ano, impulsionado principalmente pelo maior consumo das famílias e pela formação bruta de capital.

O uso comercial também subiu 15,9% neste ano em comparação ao mesmo período em 2020. Esse segmento abrange muitas áreas, como o setor de serviços, puxando um aumento de 11% desde 2019.

O consumo de energia por família também foi alto no período, que vai desde cultura, esporte, lazer e alimentação. A utilização residencial de energia cresceu 4,8% no mesmo período.

Com as pessoas mais em casa, contas também ficaram mais caras

No segundo trimestre de 2020, com milhares de cidades pelo país entrando em quarentena por causa da COVID-19, o aumento do uso de produtos eletrodomésticos também contribuiu para que a conta de luz aumentasse em diversos domicílios.

Tanto os setores industriais, comerciais e residenciais apresentaram aumento de consumo em todas as regiões do país. Porém, segundo o boletim, o país ainda não voltou ao seu normal no que diz em relação ao consumo.

Já em relação ao uso industrial, que é o pulmão de dois segmentos, o boletim destaca que a ótima recuperação que está acontecendo no último trimestre recupera apenas uma parte do que foi perdido durante o início da pandemia, alertando que o país se encontra com um alto consumo de energia e na maior crise hídrica dos últimos 91 anos, com o Governo não descartando a possibilidade de racionamento de energia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.