Consignado do Auxílio: veja o que pode bloquear o pedido

Oficialmente, todos os usuários do Auxílio podem solicitar o consignado, mas há casos em que o pedido é barrado

Desde o início das solicitações do consignado do Auxílio Brasil, milhares de beneficiários do programa social já realizaram o pedido do saldo. Boa parte deles já está com o dinheiro na conta, mas uma parcela não conseguiu a liberação do dinheiro. Isto acontece porque cada banco possui as suas próprias regras de seleção, e algumas destas normas podem bloquear o pedido.

Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, uma das exigências para a liberação do saldo é a questão do tempo em que o cidadão recebe o saldo. Incialmente, o banco só está liberando o dinheiro para as pessoas que recebem o benefício há mais de 90 dias. Quem é novato no projeto terá que esperar até conseguir completar este período de tempo.

Há ainda outros pontos importantes. Pessoas que estão com algum tipo de problema no CPF junto a Receita Federal, também não poderão receber o consignado na Caixa. Eles também avaliam se o seu Auxílio Brasil está com previsão de acabar. Se sim, o dinheiro não é liberado.

Quem foi oficialmente convocado pelo Ministério da Cidadania para fazer uma atualização no seu sistema e não compareceu, também não receberá o saldo do consignado pela Caixa. Além disso, o banco também afirma que não está liberando o dinheiro para pessoas que recebem o Auxílio Brasil por meio de crédito em conta.

Em boa parte das questões citadas acima, o cidadão tem a chance de resolver a pendência antes de solicitar o consignado na Caixa. O usuário pode, por exemplo, tentar regularizar a situação do seu CPF e logo depois pedir o dinheiro. Neste caso, ele volta a ter chances de seleção no banco.

Inconsistências

É importante atentar para o fato de que no final da última semana, o sistema da Caixa negou milhares de pedidos do consignado por causa de um erro no sistema de solicitações do banco.

Mais de 200 mil brasileiros que chegaram a solicitar o saldo terão que repetir o procedimento. Para saber se este é o seu caso, basta consultar as informações do app do Caixa Tem clicando na aba do consignado do Auxílio Brasil.

Caso a sua solicitação esteja com o sistema em processamento há mais de dois dias, a dica é fazer outra solicitação, porque existe uma chance de que o seu pedido tenha sido negado justamente por causa dos problemas técnicos.

Consignado do Auxílio Brasil

O consignado do Auxílio Brasil é uma espécie de empréstimo voltado aos usuários do programa social. Usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) também podem receber o saldo.

O pagamento do consignado acontece na forma de descontos mensais nas parcelas do projeto. Assim, o cidadão recebe menos até que consiga quitar a dívida por completo. Por regra, o empréstimo precisa ser quitado em um período de, no máximo, 24 meses.

O cidadão que faz parte do Auxílio Brasil do Governo Federal não é obrigado a solicitar o consignado do benefício. Esta é uma decisão que cabe apenas ao usuário do projeto social.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.