Consignado do AUXÍLIO BRASIL: Teve sua solicitação cancelada? Veja o que fazer

Beneficiários do Auxílio Brasil que solicitaram o empréstimo consignado podem ter o pedido desaprovado. No entanto, a boa notícia é que a situação pode ser revertida.

Beneficiários do Auxílio Brasil que solicitaram o empréstimo consignado podem ter o pedido desaprovado. Embora não seja muito comum, a contratação do crédito pode ter cancelamento em circunstâncias específicas. No entanto, a boa notícia é que a situação pode ser revertida.

Mesmo que o requerimento tenha sido desconsiderado, segundo a Caixa Econômica Federal, uma nova solicitação do empréstimo do Auxílio Brasil pode ser feita. Sendo assim, aqueles que estão com o contrato em processo de análise ou pendente podem fazer um novo pedido.

Nos casos em que as solicitações já foram canceladas, mas os requerentes se enquadram nas regras de elegibilidade estabelecidas pelo Ministério da Cidadania, também, um novo pedido do empréstimo consignado do programa social pode ser feito.

Todavia, nesta situação o procedimento deve ser realizado pela conta poupança social digital, através do aplicativo Caixa Tem, em casas lotéricas ou até mesmo nas agências bancárias da Caixa Econômica.

Em um contexto contrário, onde os segurados não cumprem os critérios do programa e nem da linha de crédito, poderão realizar novamente um pedido diante a regularização da situação cadastral. Ou seja, quando se tornar elegível.

Contudo, vale ressaltar que no caso dos beneficiários que estão sob a regra de emancipação, na qual o benefício é pago por um período de dois anos após entrada no mercado de trabalho, o crédito não é concedido.

 

Motivos que levam ao cancelamento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Confira a lista com os principais:

  • CPF em situação irregular ou semelhante na Receita Federal;
  • Não ter atendido a convocação do Ministério da Cidadania;
  • Não ter recebido, ainda, no mínimo três parcelas do benefício;
  • Não receber o benefício em conta;
  • Estar com o cancelamento do Auxílio Brasil previsto.

 

Condições do empréstimo consignado do Auxílio Brasil

De acordo com a portaria publicada pelo Ministério da Cidadania no dia 27 de setembro, as condições do empréstimo consignado do Auxílio Brasil devem estar limitadas as seguintes regras:

  • Juros: máximo de 3,5% ao mês;
  • Prazo de pagamento: máximo de 24 parcelas (ou seja, dois anos);
  • Margem consignável: 40% (considerando os R$ 400 do programa, a parcela máxima deve ser de R$ 160).

Vale ressaltar que a modalidade do consignado é aquela em que as parcelas da dívida são descontadas diretamente da folha de pagamento do benefício do contratante. Dessa forma, antes de ter o abono em mãos, o banco responsável pelo empréstimo já desconta os devidos valores.

 

Como solicitar o crédito pelo Caixa Tem?

Para solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil no aplicativo Caixa Tem, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS);
  2. Clique em “Empréstimo”;
  3. Selecione as opções de parcelamento do consignado;
  4. Escolha se você deseja realizar o empréstimo com ou sem seguro;
  5. Clique nas caixas para autorizar os termos de contrato necessários;
  6. Informe a senha;
  7. Aguarde a análise de 48 horas;
  8. Caso esteja tudo certo, a Caixa vai depositar o valor diretamente na conta do Caixa Tem.

Lembrando que você também pode contratar o crédito nas agências da instituição financeira. Basta ir presencialmente ao banco e apresentar os documentos necessários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.