Conheça 5 dicas para ficar livre do Nome Sujo e das DÍVIDAS!

As dívidas são uma “dor de cabeça” para muitas famílias no Brasil, porém com a chegada da pandemia e o avanço do desemprego no país, muitas pessoas tiveram ainda mais problemas na hora de pagar as suas contas e dívidas.

Muitas pessoas ainda se encontram endividadas no Brasil, algumas até mesmo ficam sem perspectiva de conseguirem pagar essas pendências. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou que o percentual de brasileiros com dívidas alcançou o patamar de 66,5% em janeiro deste ano.

Cada família sabe de suas necessidades e nem todas são facilmente pagáveis como outras. Mas algumas dicas podem te ajudar para que essas contas e dívidas em aberto estejam mais próximas de serem quitadas. Acompanhe algumas delas!

Saber o valor inicial e renegociar as dívidas

É importante que você saiba quais são de fato as suas dívidas antes da cobrança dos juros. Muitas pessoas acabam se afundando na dívida por conta dos altos juros que foram colocados no pagamento, e assim, transformam-na em valores que ficam quase impagáveis para muitas pessoas.

Após saber o valor inicial de sua dívida, vá negociá-la com quem quer seja que você está com essa pendência, tentando reduzi-la ao máximo ou até mesmo os juros que foram colocados. Se você tem várias dívidas, o ideal é escolher a que está mais fácil de pagar no momento, e assim, ir negociá-la primeiramente.

Negociar dívida através da plataforma do Serasa e se planejar

A plataforma Limpa Nome do Serasa é uma forma simples de você negociar a sua dívida para valores muito abaixo do que ela está. O Serasa Limpa Nome oferece até 90% de desconto para renegociar as suas dívidas. Escolha a opção que for preferível e interessante para sair da dívida.

No desespero de fazer algum tipo de renegociação de dívidas com um menor número de parcelas, muitas pessoas assumem a responsabilidade de pagar valores mensais que não estão preparadas para pagar. É preciso analisar a sua renda, os seus gastos essenciais no mês e ver exatamente o que você consegue pagar mensalmente sem ficar inadimplente, ou seja, através de algum pagamento por não ter sobrado dinheiro.

Mude sua mentalidade nas finanças

Para muitos brasileiros a dificuldade de quitar todas as contas no final do mês é algo desafiador e que se renova a todo momento. A realidade de viver com um baixo salário não é uma tarefa fácil.

Desse modo, é preciso analisar os seus gastos e ver se é possível fazer com que se sobre algo no final do mês para pagar as dívidas e a recorrência disso, ou seja, se esse valor se repete todo mês. Veja bem, não está se falando aqui das pessoas que vivem com um salário em que até a sobrevivência é difícil e sim aquelas em que há gastos com coisas que não precisam ser adquiridas no momento.

Muitas pessoas nem sequer têm controle dos seus gastos, de maneira que vivem à mercê da sorte para que no final sobre algo para pagar o que devem. As dívidas devem ser colocadas como prioridade de pagamento, para que você não tenha mais problemas mais a frente.

Se sua dívida é difícil de ser paga, comece pelo mais simples, que é não deixar que ela se complique ainda mais e se torne impagável. É importante que você reveja as suas prioridades antes de pagar qualquer coisa e também busque novas fontes de renda.

Poupar, construir reserva e investir

Após seguir todos os passos acima e finalmente ter um dinheiro para poupar, construa uma reserva de emergência. Mesmo com as contas pagas todo mês, sabe-se que na vida nem tudo é uma ciência exata. Muitas vezes surgem imprevistos em sua vida, e com isso, gastos inesperados que você não conseguirá pagar se não tiver uma reserva.

Desse modo, poupar dinheiro e construir uma reserva são passos importantes para não voltar para as dívidas. Além disso, se possível, busque investir seus recursos para que eles possam lhe render dinheiro e reduzir os impactos da perda do poder de compra causado pela inflação.

É importante que seja um investimento equilibrado entre rentabilidade e segurança, e jamais arrisque todo seu dinheiro em investimentos de altíssimo risco. Se você busca uma maior rentabilidade na hora de investir, saiba que lucros maiores também estão atrelados a maiores riscos. Nesses tipos de ativos, coloque apenas uma parte do seu patrimônio, mas pesquisa e saiba no que você está investindo de fato.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.