CONFIRMADO! Caixa prepara novo projeto social para o mês de setembro

De acordo com presidente da Caixa, novo projeto deverá ser lançado ainda na primeira quinzena deste mês de setembro

Ainda em setembro, a Caixa Econômica Federal pretende lançar um novo programa social. A confirmação foi dada pela presidente da instituição, Daniella Marques, em entrevista para a revista Veja nesta terça-feira (6). Entre outros pontos, ela explicou que o novo benefício para a população terá como foco os moradores de favelas.

Para tanto, a Caixa deverá realizar uma parceria com a Central Única de Favelas (Cufa). Marques não explicou os detalhes do programa, mas sinalizou que o Governo Federal fará um investimento para incentivar os moradores de comunidades a começarem a empreender. O foco estará nas mulheres que residem nestes locais.

“Um dos três pilares da Caixa é a prevenção e o combate à violência contra mulher, e vemos a promoção do empreendedorismo feminino até como porta de saída do abuso. Também serve como alavanca de crescimento e de construção de renda das famílias, por meio de nossos produtos e serviços exclusivos para mulheres”, disse Marques.

“Estamos em conversa bem avançada para lançar agora em setembro a parceria. (As favelas) é como se fossem o quarto maior estado brasileiro, com atividade econômica de 180 bilhões de reais. É o verdadeiro capitalismo popular. Favela é potência, não é carência”, seguiu a presidente da Caixa na entrevista para a revista Veja.

“Esse projeto vai servir para a gente entender com mais profundidade, atuando com eles ali em todas as dimensões, desde a renegociação de dívida, orientação financeira, formalização, e mutirão de microcrédito. A Caixa quer entrar nesse meio, em parceria com a Cufa, falando o “favelês”, completou ela em sua declaração.

PPP nos municípios

Na mesma declaração, Marques também disse que a Caixa pretende anunciar ainda um outro programa social para este mês de setembro. Nesta proposta, a ideia é ajudar os municípios de todo o país, e não apenas as favelas.

A presidente do banco explicou que o BNDES atuaria como um banco de atacado, o PPI como um centro de coordenação de projetos e a Caixa como o banco que ficaria responsável por distribuir as PPS por municípios brasileiros.

Na prática, o projeto prevê ajuda em pedidos de programas de prefeituras que se relacionem com temas como iluminação pública, resíduos sólidos e educação infantil.

“Hoje, há mais de mil creches com obras paradas ainda no Brasil, o que me dá a certeza de que esse modelo de investimento exclusivamente público é esgotado e limitado”, disse a presidente da Caixa Econômica Federal.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é o banco que está mais ligado aos projetos sociais do Governo Federal. Na prática, a instituição é responsável pelos repasses dos principais programas que estão em vigência agora.

Para receber o saldo de projetos como o Auxílio Brasil, vale-gás nacional, Pix Caminhoneiro e auxílio-taxista, o cidadão pode lançar mão das contas do banco. A movimentação, aliás, acontece através do aplicativo Caixa Tem.

A proposta de criação de um novo projeto com foco nas mulheres, acontece a menos de um mês para as eleições presidenciais. As maiores pesquisas de opinião indicam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) sofre de uma grande rejeição neste público.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.