Confira os CLÁSSICOS que podem ser usados na redação!

Confira no artigo!

Clássicos que podem ser usados como repertório: descubra!

Todos conhecemos o ditado “os clássicos nunca saem de moda”. A frase está correta e hoje você vai descobrir o motivo!

Todos nós sabemos que os repertórios são parte integrante da nota da redação, tanto na prova do ENEM como nos vestibulares. Ainda, o uso de repertório também poderá ser avaliado nas redações dos vestibulares militares e dos concursos.

A principal função dos repertórios é solidificar o seu argumento. E que tal utilizar um livro clássico para esse propósito?

Para te ajudar, o artigo de hoje trouxe uma lista com alguns clássicos que podem contribuir para que você alcance um alto desempenho na sua redação. 

Dom Casmurro

Dom Casmurro é um livro escrito por Joaquim Maria Machado de Assis, considerado o maior escritor da literatura brasileira.

O romance retrata a história de Capitu e Bentinho, um casal apaixonado que enfrenta diversas dificuldades para concretizaram o próprio amor.

Porém, já casados, Bentinho desenvolve uma paranoia: ele acredita que Capitu o traiu com o seu melhor amigo, Escobar.

Dom Casmurro pode ser utilizado em diversas temas de redação. Dentre eles, podemos citar:

  • O papel dos idosos na sociedade brasileira: na trama,  Tio Cosme, Prima Justina e Dona Glória passam a morar juntos quando já em uma idade avançada para que possam receber cuidados.
  • O papel das mulheres na sociedade brasileira: Capitu é uma mulher que passa por cima de muitas das regras impostas pela sociedade de sua época, ocupando espaços e possuindo determinados comportamentos que ficavam restritos aos homens.

A Odisseia

A Odisseia, livro escrito pelo grego Homero, narra a história de Ulisses, que depois de passar 10 anos na Guerra de Troia, tenta voltar para casa.

O livro pode ser utilizado como repertório nos seguintes temas:

  • A busca do homem pelo conhecimento
  • O papel da religiosidade nas sociedades: diversos aspectos da presença da religião dentro da sociedade grega são representados por Homero ao longo do livro
  • O papel dos mitos e da mitologia

A Revolução dos Bichos

O livro “A Revolução dos Bichos” foi escrito por George Orwell. A trama conta a história de animais que, cansados de serem explorados, decidem se unir contra os donos da fazenda.

O livro pode ser utilizado como repertório em diversos temas, como:

  • A exploração dos trabalhadores
  • Os direitos trabalhistas
  • Os maus tratos aos animais
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.