Concurso PF: governo autoriza nomeação de 201 excedentes

Os aprovados serão convocados para realização do Curso de Formação Profissional (CFP)

Uma excelente notícia para quem esperava autorização do concurso PF do ano de 2021. O decreto foi anunciado por meio do Diário Oficial da última terça-feira, 06 de junho.

A convocação será dividida do seguinte modo:

  • 30 delegados de Polícia Federal;
  • 90 agentes de Polícia Federal; e
  • 81 escrivães de Polícia Federal.

Preparação para convocação

Com a nomeação, os preparativos deverão ser iniciados e concretizados o quanto antes. já que  o CFP precisa ser realizado e concluído antes de expirar o prazo de validade. O concurso PF 2021 ficará vigente até 15 de setembro deste ano e não pode mais passar por prorrogação.

Entretanto, é bom pontuar que os candidatos já estão aprovados nas etapas anteriores, contudo, precisam realizar o Curso de Formação Profissional.

Vagas concurso PF 

As vagas do edital de 2021 foram para área policial e divididas do seguinte modo:

  • Agente de polícia  – 893 vagas
  • Escrivão de polícia  – 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  – 84 vagas;
  • Delegado de polícia  – 123 vagas.

Concurso PF para médio

concurso Polícia Federal Administrativo ( Polícia Federal) está iminente, isto é, pode sair a qualquer momento. Além disso, uma situação que pode pegar os concurseiros de surpresa é o fato de que o certame pode chegar com o edital renovado.

Isso porque, está sendo estudada a possibilidade de inserir mais uma etapa de avaliação para seleção. O coordenador de Recrutamento e Seleção, delegado Andersson Pereira dos Santos, explica que pode ser solicitado, junto ao edital, a investigação social dos candidatos.

Antes de mais nada, é fundamental destacar que esta etapa já consta nos editais policiais, contudo, também pode ser necessária para cargos administrativos. A explicação é que os servidores ocupantes dessas funções prestam apoio direto às investigações sensíveis e sigilosas da Polícia Federal.

O delegado ainda reforça que já houveram situações em que os funcionários aprovados no concurso Polícia Federal Administrativo apresentaram conduta irregular, vazando informações sigilosas, além de se envolverem com organizações criminosas.

Expectativa do concurso PF Administrativo 

concurso PF Administrativo ( Polícia Federal) segue totalmente esperado pelos concurseiros. Além da confirmação de 734 vagas para o novo edital, a corporação solicita a transformação de cargos.

O pedido veio por parte do diretor-geral, Andrei Augusto Rodrigues. Caso a decisão seja aprovada, o órgão passaria a ter seis carreiras na área administrativa para nível superior.

Transformação dos cargos

O documento foi entregue ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Segundo o pedido, há a transformação de 12 carreiras atuais do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal (PECPF) em três cargos, também de nível superior. Confira a tabela:

Denominação do cargoQuantitativo Denominação do cargo transformado Quantitativo
Administrador26Psicólogo34
Bibliotecário1
Economista3
Nutricionista1
Técnico em Comunicação Social3
Arquivista9Enfermeiro22
Contador4
Estatístico4
Farmacêutico2
Técnico em assuntos educacionais3
Odontólogo – 30 horas1Assistente social12

 

Com a mudança, seriam 6 cargos para nível superior e apenas 1 para nível médio, sendo este último, voltado para carreira de agente administrativo da Polícia Federal

Sobre a petição, a organização destacou: “Estima-se que a transformação de cargos vagos de nível superior de outras especialidades para aqueles relacionados à área de saúde, conforme exposto mais à frente, permitirá suprir a extrema carência de tais servidores atualmente existente na Polícia Federal. A presente proposta de realização de concurso público, assim, já considera o provimento dos cargos transformados“.

Divisão de vagas do novo concurso

Caso a decisão seja aceita, a distribuição das 175 vagas ficará da seguinte forma:

Plano Especial de cargos – Nível superior

Vagas

  • Assistente Social: 25
  • Contador: 5
  • Enfermeiro: 25
  • Médico – 20 horas: 40
  • Médico – 40 horas: 30
  • Psicólogo: 40
  • Técnico em Assuntos Educacionais: 10
  • Total: 175 vagas

Além disso, vale lembrar que foram solicitadas 559 vagas para o cargo de agente administrativo Nível Médio. Mediante tal feita, caberá ao ministro Flávio Dino enviar o pedido ao Ministério da Gestão e Inovação.

Sobre os requisitos concurso PF 

Os requisitos variam a depender do cargo. Para Agente Administrativo, por exemplo, é preciso que o interessado apresente o certificado de conclusão do ensino médio.

Já para os cargos de nível superior, os requisitos são os seguintes:

  • Contador: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Ciências Contábeis;
  • Técnico em Assuntos Educacionais: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Pedagogia;
  • Assistente Social: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Serviço Social;
  • Enfermeiro: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Enfermagem;
  • Psicólogo: Diploma, devidamente registrado, de graduação de nível superior em Psicologia;
  • Médico: Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina.

Além dos pontos citados acima, é possível que o edital solicite do candidato a entrega de documentos que comprovem inscrição em conselhos ou respectivos registros.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.