Concurso para POLÍCIA CIVIL terá provas em diferentes cidades; edital em dezembro

Para um efetivo completo, a PC deveria contar com 11 mil policiais, incluindo agentes, escrivães e delegados.

Novidades no concurso da Polícia Civil de Pernambuco. A governadora Raquel Lyra informou que as provas serão realizadas de maneira descentralizada, ou seja, em diferentes cidades e não apenas na capital do estado.

De acordo com a governadora, as provas, previstas para acontecer em 25 de fevereiro de 2024, serão realizadas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina, aumentando as chances de candidatos que vivem em regiões interioranas e mais distantes da capital.

Em comunicado, Raquel Lyra informou também que o edital já tem data para sair. A expectativa é que o documento seja publicado no dia 15 de dezembro.

Ainda em nota, a chefe do executivo anunciou que a contratação da banca já foi realizada. O Cebraspe é a empresa que estará a frente do certame, organizando e preparando todas as etapas de seleção.

“Já conseguimos, ao longo desses dez meses, garantir R$ 1 bilhão para equipar as forças de polícia com a troca de viaturas, compra de coletes à prova de balas e investir no Corpo de Bombeiros. Agora vamos realizar concursos públicos de policiais civis e militares que ingressarão no serviço público para transformar a segurança do nosso estado. Teremos prova em janeiro para Polícia Militar e em fevereiro para Polícia Civil”, disse Raquel Lyra.

Quais serão as vagas?

Ao todo, a PC PE irá ofertar 445 vagas, sendo:

  • 250 vagas para agentes;
  • 150 vagas para escrivães;
  • 45 vagas para delegados.

Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comprovar nível superior em qualquer área, com exceção do cargo de delegado, onde é necessário que o candidato tenha concluído o curso de direito e possua prática jurídica de, no mínimo, três anos.

Fora isso, os candidatos ainda precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria B.

Os salários atuais, no entanto, não foram divulgados pelo governo do estado.

Concurso para POLÍCIA CIVIL terá provas em diferentes cidades; edital em dezembro
Para um efetivo completo, a PC deveria contar com 11 mil policiais, incluindo agentes, escrivães e delegados. Imagem: Divulgação

Concurso PC PE foi autorizado em 2022

Em 2022, o ex-governador do estado de Pernambuco, Paulo Câmara, autorizou a realização de concurso para todas as forças de segurança do estado, incluindo a Polícia Civil.

A autorização chegou a ser publicada no Diário Oficial do Estado. Na ocasião, o documento informava 4.741 vagas para as polícias do estado. Desse total, 1587 vagas seriam apenas para a Polícia Civil.

Entre os cargos autorizados constam:

  • 200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas;
  • 47 vagas para delegados.

No entanto, os trâmites para o concurso não evoluíram muito de lá para cá. De acordo com informações apuradas pela deputada Gleide Ângelo, até o momento apenas a banca foi definida.

“Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco”, disse a deputada.

Segundo a parlamentar, o número de quadros vagos na corporação é um dos mais graves do estado, superando até mesmo o déficit da Polícia Militar.

Para um efetivo completo, a PC PE deveria contar com 11 mil policiais, incluindo agentes, escrivães e delegados. No entanto, o quadro atual conta apenas com 4.693 servidores, indicando um déficit de 6.307 policiais.

“Não podemos falar de segurança pública de qualidade quando se há um déficit no quadro do efetivo de TODAS as forças de segurança de Pernambuco!”¸ afirmou a parlamentar.

Gleide Ângelo encaminhou pedido de realização de concurso para o governo do estado, além das demais secretarias correlatas por meio da indicação legislativa nº 99/2023.

PM PE também terá concurso em breve

Além da Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Pernambuco também terão concurso em breve.

A governadora confirmou à imprensa que estão autorizadas 3.360 vagas para a corporação, sendo 2.700 para a PM e outras 660 para o Corpo de Bombeiros.

O Instituto AOCP foi o escolhido como a banca que será responsável por esse certame.

A expectativa é que o edital seja publicado no dia 13 de novembro.

“A contratação desses novos profissionais irá propiciar mais agilidade no atendimento de ocorrências e na investigação e dessa forma fortalecer a Segurança Pública do Estado”, enfatizou a secretária de Administração, Ana Maraíza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.