Concurso para delegado PC SP pode ter modificações em requisitos, confira

Saiba quais podem ser as modificações

Acompanhe nesse artigo todas as informações a respeito das modificações em requisitos do concurso para delegado PC SP. Descubra o porquê de acontecer essas notificações, além de informações complementares.

Saiba mais sobre o concurso PC SP

Para esse ano de 2023, um novo concurso da Polícia Civil de São Paulo pode ocorrer em breve. Todavia, isso deixou de ser uma especulação e passou a se tornar uma grande realidade bem próxima.

Recentemente, foi divulgada uma autorização do governo do estado que prevê mais de 3.500 vagas para cargos de delegados, médico legista, investigador, escrivão, entre outros, para a polícia civil.

Além dessas informações, existem outros 2 editais que diz respeito ao quantitativo de vaga disponível, aliás que foi anunciada pelo delegado-geral Arthur José Dian.

Vale lembrar que para certos cargos para o concurso PC SP já tiveram alguns processos seletivos iniciados. Diante disso, a divulgação de resultados preliminares das provas discursivas para alguns cargos já aconteceu.

Além disso, também existem processos que estão em andamento, mas sem a aplicação das provas, como para cargo de escrivão, investigador e médico legista.

Quais são as modificações nos requisitos para o cargo de delegado PC SP?

Desde janeiro, há uma proposta de lei em tramitação na Assembleia Legislativa em São Paulo que propõe modificações nos requisitos do concurso para delegado PC SP.

O autor do projeto de lei, Daniel Balas (PL) propõe que os requisitos obrigatórios sejam mais flexíveis. Assim, confira a proposta do deputado:

Os candidatos devem ter bacharelado em Direito, Carteira de Habilitação na categoria B e comprovação de, no mínimo, dois anos de atividade jurídica ou dois anos de efetivo exercício em cargo de natureza policial.

Dessa forma, o deputado compreende que candidatos de outros cargos como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e outras profissões relacionadas ao meio policial sejam contempladas.

Das etapas do processo seletivo do concurso PC SP

Agora que sabe quais são as mudanças, confira as etapas do processo seletivo do concurso para delegado PC SP. Primeiramente, vale informar que todo o processo é de caráter eliminatório e classificatório.

Em primeiro lugar, será aplicada a prova objetiva. Os aprovados passam para a segunda etapa, que é a prova escrita. Logo após, haverá a comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social.

As últimas etapas contam com uma prova oral e também com a prova de títulos. Esta última sendo apenas de caráter classificatório.

Quais são os requisitos do concurso?

Para saber se você é uma pessoa completamente apta para exercer o concurso PC SP, é importante que você saiba quais são os requisitos mínimos, como você já sabe a respeito.

Veja agora as regras para diversos cargos que estão disponíveis para o concurso PC SP. Incluindo o de delegado, que pode ter modificações, caso o projeto de lei seja aprovado. Válido lembrar que para qualquer um dos cargos, o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos na data da posse.

Requisitos mínimos

  • Agente policial

Os requisitos mínimos básicos para exercer esse cargo são: ter nível médio completo, possuir carteira de habilitação na categoria D.

  • Escrivão ou Investigador

Os requisitos para exercer a função de escrivão ou de investigador são os mesmos. Por isso, candidato deve possuir formação em nível superior em qualquer área de atuação e possuir CNH na categoria B.

  • Perito criminal

Os requisitos para atuar nessa área são: o candidato possuir nível superior em áreas como física, química, engenharia, informática, entre outras. Além disso, também deve ter a CNH na categoria B.

  • Médico Legista

O requisito é que o candidato possua diploma de nível superior na área de medicina. Além disso, também deve possuir ter a carteira de motorista do tipo B de acordo com o último edital lançado.

  • Delegado

Os requisitos para exercer o cargo de delegado na PC SP exigem que o candidato possua bacharelado em Direito, carteira de habilitação de categoria B. Além disso, deve comprovar 2 anos, no mínimo, de atividade jurídica.

Além disso, somados a 2 anos de efetivo exercício em cargo da natureza de policial civil obrigatoriamente.

Vale lembrar que para este cargo pode ocorrer as mudanças no requisito, se o projeto de lei for sancionado antes das provas para a profissão de Delegado. Desse modo, recomendamos que fique de olho nas próximas notícias.

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