Concurso PC PA: Quando vai sair o edital para escrivão?

Confira sobre o andamento do certame

A Polícia Civil do Estado do Pará (PC PA) pode ter o edital do concurso PC PA liberado a qualquer momento. Mediante a situação, a seleção começa a receber um olhar diferenciado, já que foi registrado um grande número de aposentadorias pelo órgão.

Estima-se que haja o total de 100 vagas para o cargo. Entretanto, é preciso pontuar que os interessados devem comprovar ensino superior completo. O processo ainda segue em fase de estudos, sendo assim, a autorização somente está prevista a partir de 2023.

Com isso, será iniciada a escolha da comissão organizadora para depois começar o processo de escolha da banca. Juntas realizarão o cronograma e o aval para liberação do edital. Os ganhos iniciais do cargo serão de R$ 6.893,57, levando em conta a última seleção.

Como foi o último edital do concurso PC PA?

O último edital aconteceu em 2021. Na ocasião, foram ofertados 1088 vagas e teve o Instituto AOCP como empresa responsável pelo certame.

Os cargos foram distribuídos da seguinte forma:

  • Investigador de polícia civil – 506 vagas
  • Escrivão de polícia civil – 252
  • Papiloscopista  -65
  • Delegado de polícia civil – 265

Além da etapa objetiva e discursiva, o concurso PC PA contou com outras etapas, como por exemplo:

  • Provas objetivas e discursiva
  • Prova de capacitação física;
  • Exame médico;
  • Exame psicológico,
  • Investigação criminal e social; e
  • Curso de formação profissional.

Atribuições do cargo

Entre as principais funções do escrivão da polícia civil estão:

  • Documentar e acompanhar o desenvolvimento de processos policiais.
  • Materializar os atos de Polícia Judiciária definidos na esfera de sua competência funcional pelo Código de Processo Penal e por outras normas que regem essa atividade, inclusive técnicas e éticas.

Entre os requisitos básicos para investidura do cargo estão:

  • Ter sido aprovado e classificado no concurso público;
  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos, nos termos do artigo 12, § 1º, da Constituição Federal;
  • Ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso do candidato do sexo masculino, também com as militares;
  • Possuir diploma de Graduação de Nível Superior Completo fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC;
  • Possuir Carteira Nacional de Habilitação válida, categoria B, apenas Investigador da Polícia Civil;
  • Possuir a escolaridade exigida e os demais requisitos para o exercício do cargo;
  • Ser considerado apto física e mentalmente para o exercício do cargo no exame médico pré-admissional, realizado pela perícia médica oficial, devendo o candidato apresentar os exames clínicos e laboratoriais, os quais correrão às suas expensas;
  • Declarar expressamente o exercício ou não de cargo, emprego ou função pública nos órgãos ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
  • Não ter sido condenado criminalmente por sentença judicial transitada em julgado ou sofrido sanção impeditiva do exercício de cargo público por qualquer órgão público ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
  • Estar em pleno exercício dos direitos políticos;
  • Ter conduta pública e privada irrepreensível, não possuindo antecedentes criminais;
  • Ter reputação ilibada;
  • Possuir Diploma em Curso de Nível Superior de Bacharel em Direito, fornecido por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC (cargo de Delegado);
  • Atender às demais exigências contidas no edital.
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