Concurso Marinha Mercante EFOMM 2019: Saiu o edital com 180 vagas para Oficiais

Saiu o edital. A Marinha Mercante faz saber aos interessados a abertura de novo edital para preenchimento de 180 vagas na Escola de Formação de Oficiais da Marinha (EFOMM). De acordo com o documento, publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28 de maio, serão oferecidas 100 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) do Rio de Janeiro-RJ, e 80 vagas para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA) de Belém-PA.

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante – EFOMM é uma Universidade do Mar, um centro de referência para a formação de Oficiais da Marinha Mercante altamente qualificados, não só do Brasil, mas também para jovens cujo país de origem não tenha uma Escola de Marinha Mercante, ou para jovens cujo país de origem possua intercâmbio de alunos, como Peru, Panamá, Equador, República Dominicana, etc. O Brasil atende como referência para a América Central, América do Sul e Parte da África. Isso atesta o nível de capacitação profissional a que o Oficial brasileiro se lança no mercado.

De acordo com o edital, podem participar candidatos de ambos os sexos. Para concorrer, será necessário ter concluído, com aproveitamento, o curso de ensino médio ou equivalente até 27 de janeiro de 2020. Os candidatos devem ter idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2020.

Os interessados em concorrer a uma das vagas podem se inscrever entre os dias 30 de maio e 16 de junho de 2019, no site oficial de inscrição (www.marinha.mil.br/ciaga). A taxa de inscrição custa R$68,00.

Etapas

O certame será composto por exame de conhecimentos, além de seleção psicofísica e teste de suficiência física. O exame de conhecimento será aplicado nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, em locais que serão informados a partir do dia 05 de agosto.

A prova contará com questões de português, redação e inglês, e na segunda etapa as provas de matemática e física. Os gabaritos preliminares das avaliações serão divulgados no dia 19 de agosto, enquanto os definitivos sairão no dia 06 de setembro, em conjunto com o resultado preliminar.

As matrículas para início do Curso de Formação estão previstas para o dia 27 de janeiro de 2020.

Sobre

Na EFOMM são formados Oficiais em duas opções de curso: o de Náutica e o de Máquinas. Tanto no curso de náutica quanto no de máquinas, os alunos estudam na Escola em regime de internato durante 3 anos. O curso terá dois períodos e será desenvolvido em oito semestres, a saber:

  • Período Acadêmico: composto de seis semestres letivos em regime de internato, com dedicação exclusiva do aluno e estruturado em um sistema serial anual, dividido em dois semestres;
  • Período de Estágio: compreendendo dois semestres embarcado para o curso de Náutica e um semestre embarcado para o curso de Máquinas, cumprindo estágio supervisionado.

As atividades de ensino serão desenvolvidas nos Centros de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) Almirante Braz de Aguiar (CIABA) e compreendem:

  • Atividades acadêmicas – desenvolvidas em salas de aula, laboratórios, a bordo de embarcações, plataformas, terminais marítimos, estaleiros e simuladores;
  • Atividades militares – desenvolvidas com vistas à formação militar-naval e compreendem disciplinas curriculares, embarques, formaturas, cerimônias e eventos cívico-militares, serviço diário, prática de liderança e atividades de rotina das Organizações Militares;
  • Atividades extraclasse – destinam-se a complementar o curso e compreendem palestras, seminários, filmes, visitas, atividades sociais e esportivo-culturais, de interesse para a formação do aluno.

Após o término do 3º ano, o aluno realizará, obrigatoriamente, o Estágio de Praticante, denominado Programa de Estágio (PREST), a bordo de embarcações mercantes utilizadas na navegação marítima e no apoio marítimo, exclusivamente em empresas indicadas pelos Centros de Instrução. Durante os semestres acadêmicos, os alunos são militares, conforme previsto no Estatuto dos Militares, por estarem realizando a Formação de Oficiais da Reserva da Marinha. Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução. Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

  • Concurso: Marinha
  • Banca organizadora: Marinha
  • Escolaridade: médio
  • Número de vagas: 180
  • Inscrições: entre os dias 30 de maio e 16 de junho de 2019
  • Taxa de Inscrição: R$68,00
  • Provas: 17 e 18 de agosto de 2019
  • Situação: PUBLICADO

Edital Marinha 2019 – EFOMM

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.