Concurso INSS: futuro Ministro do Trabalho defende a abertura de um novo edital

Instituto precia ampliar seu quadro de servidores

vO presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidou Luiz Marinho (PT) para atuar no Ministério do Trabalho. O ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social,  deverá trabalhar novamente na pasta. O convite teria sido feito na semana passada. Espera-se que os dois se reúnam novamente para discutir sobre o INSS.

De acordo com Luiz Marinho, é necessário reequipar o INSS e abrir uma nova seleção de servidores através de um concurso público. O ex-ministro afirma que atualmente, os trabalhos relativos ao instituto, são feitos de uma forma virtual, mas que há milhões de pessoas que não possuem acesso à internet no país.

Segundo ele, para que o INSS volte a funcionar, é preciso contratar funcionários qualificados e suficientes para atender à demanda. Dessa maneira, poderá haver um custo alto para os cofres públicos no futuro, que terá que arcar com os chamados retroativos. Além disso, a população fica prejudicada.

Todavia, a presença na pasta de Marinho pode ajudar na realização de um novo concurso público do INSS. De fato, a equipe de transição do governo vem pensando sobre o assunto. Atualmente está sendo elaborado um projeto para a criação de mais de mil vagas no instituto, e a abertura de um novo edital.

Previdência Social

Além da realização de um novo concurso público, a equipe de transição tem estudado algumas mudanças a serem feitas na Previdência Social. No entanto, o grupo tem se mantido calado, para que o assunto não atrapalhe a aprovação da Proposta a Emenda à Constituição (PEC) de Transição.

Vale ressaltar que está em andamento uma seleção de servidores públicos, um edital, para atuar no INSS. No entanto, ficaram de fora do concurso, uma série de cargos, como por exemplo, o da carreira de analista do seguro social, que é destinada a candidatos com curso superior.

Foram pedidos no total, cerca de 1.571 oportunidades no pedido pela autarquia para o Ministério da Economia (ME). A equipe de transição, entretanto, entende que a contratação de mil funcionários não atende a demanda do INSS. O instituto já fez uma solicitação ao ME de mais de sete mil servidores.

Provas do concurso do INSS

O concurso público do INSS deste ano teve suas provas realizadas no último dia 27 de novembro. As provas objetivas da avaliação foram compostas por 120 questões, sendo que 50 eram de conhecimentos básicos, e 70 de conhecimentos específicos. Caíram na prova,  língua portuguesa, ética no serviço público, direito constitucional e administrativo, raciocínio lógico, e informática.

A banca da avaliaçã já liberou os gabaritos. Para ser aprovado, o estudante deve ter uma nota igual ou superior a 10 pontos na parte da prova de conhecimentos básicos, e de 21 ou mais, nas questões relativas a conhecimentos específicos. É preciso somar cerca de 36 pontos no conjunto da avaliação.

O concurso do INSS teve como intuito preencher as vagas destinadas a técnico de seguro social. Foram cerca de mil cargos disponíveis no total. Para participar, o concurseiro deveria ter nível médio de escolaridade. A remuneração total oferecida foi de R$5.905. A realização das provas foi no final de novembro.

De acordo com a banca examinadora do concurso público do INSS, foram mais de um milhão de pessoas inscritas para a prova. São Paulo foi a cidade com o maior número de participantes, com 8.534 candidatos por vaga, seguida pelo Distrito Federal, com mais de 7.599 pessoas disputando os postos oferecidos.

A banca examinadora do concurso do INSS, Cebraspe, informa que o resultado da prova objetiva da avaliação será no dia 22/12/2022. O edital garante mil vagas aos participantes, mais 2.373 oportunidades de cadastro de reserva. É possível que a instituição chame os candidatos, visto que o INSS precisa ampliar seu quadro de pessoal   

Conclusão

Com a nova posse do presidente eleito Lula, espera-se que haja um aumento exponencial na realização de concursos públicos no país. Para o INSS, há bastante espaço para a realização das avaliações e das contratações, visto que os mil cargos oferecidos este ano não contemplam a real necessidade de pessoal da instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.