Concurso IBAMA está previsto, veja detalhes

Confira aqui todos os detalhes sobre o concurso do IBAMA que está previsto

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis está com um novo processo seletivo em estudo e já criou muitas expectativas entre os candidatos, afinal, há um tempo que certos cargos não ficam disponíveis.

Com isso, segundo o responsável pelo Órgão, Rodrigo Antônio de Agostinho, o concurso IBAMA está previsto para suprir uma carência de servidores. Um ofício, então, já está em circulação na tentativa de autorizar a realização do processo pela banca avaliadora, a qual ainda não foi definida.

Confira mais detalhes sobre o concurso IBAMA

Nesse contexto, o que se sabe é que as carreiras em aberto são restritas ao setor administrativo com expectativa de colocar em prática uma alocação nacional. Afinal, as suas funções pouco extrapolam as questões inerentes ao país.

Segundo o presidente do instituto, o concurso IBAMA está tentando corrigir o déficit de praticamente metade das ocupações do órgão, dispondo de uma remuneração inicial para o pessoal contratado de aproximadamente $8.550 reais.

Questões discutidas pela presidência

No dia 28 de fevereiro de 2023, o citado Rodrigo Antônio tomou posse do IBAMA e já instaurou várias discussões sobre logística, gestão e suas consequências.

Logo, em seus pronunciamentos foi explicitado sobre a ausência de funcionários suficientes e como esse fato está implicando no cumprimento de missões institucionais, o que pode trazer prejuízos futuros.

Para mais, a complicação para ceder os servidores também influenciou na urgência de iniciar um novo planejamento para contratações, o qual não acontece desde 2022.

Novas disposições legais

Nesse cenário, vários fatores legais estão contribuindo para a autorização do concurso IBAMA, como é o exemplo do Projeto de Lei 2890, protocolado no ano passado.

Essa disposição legal, então, versa sobre a previsão de um aumento do efetivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e designa um caráter interno ao trâmite de solicitação ao Ministério da Economia.

Ainda, o Ofício n° 64/2023, o qual faz referência ao pedido citado anteriormente, corresponde com o discurso do novo presidente, onde o mesmo cita sobre a intenção de reduzir 50% do desmatamento nesse primeiro ano do atual governo.

Concurso IBAMA está previsto-Reprodução Canva
Concurso IBAMA está previsto-Reprodução Canva

Último concurso

O último processo seletivo foi aplicado em janeiro de 2022 e contou com mais de 150 mil inscrições, mostrando o grau de concorrência que o candidato pode enfrentar na próxima seleção.

Desta vez, os cargos foram destinados aos cidadãos com nível médio e superior de escolaridade. Dispondo os seguintes cargos: Técnico Administrativo, Analista Administrativo e Analista Ambiental.

Além disso, a remuneração difere da atual, pois a mesma variou a partir de um valor mínimo de aproximadamente $4.070 reais, dependendo da ocupação.

Benefícios

Porém, independentemente do salário, existem muitas vantagens para aprovados no IBAMA, afinal, a estabilidade por si só já é vantajosa.

De maneira geral, todo contratado pode aumentar essa renda por meio da chamada Gratificação de Desempenho de Atividade de Especialista Ambiental (GDAEM) e da Gratificação de Qualificação (QG).

No mais, concedem um auxílio-alimentação no valor de $458 reais e, para quem possui filhos, um auxílio-creche no valor de $321 reais. Fora isso, também é possível receber adicionais de cursos de capacitação.

Carreiras

As carreiras previstas na instituição correspondem com a Lei n° 10.410/2002, responsável por oficializar a profissão de Especialista em Meio Ambiente.

Por sua vez, a mesma se compõe pelos seguintes cargos: Gestor Ambiental, Gestor Administrativo, Analista Ambiental, Analista Administrativo, Técnico Ambiental, Técnico Administrativo e Auxiliar Administrativo.

Obviamente, o atual concurso IBAMA não diz respeito a todos esses profissionais, mas, sem dúvida, contemplará alguns destes que fazem parte dessa carreira. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, com os horários dependentes de cada setor.

Etapas do processo seletivo

Em resumo, seguindo a estrutura da seleção do ano passado, a banca avaliadora aplicará duas etapas avaliativas. Ou seja, a primeira contando com uma prova objetiva e a segunda com um teste discursivo, o que costuma ser uma redação.

Por fim, os conteúdos do concurso IBAMA podem variar conforme o cargo em questão. Portanto, na maioria das vezes, as questões se dividem entre Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.