Compras online: quando o Pix deve alcançar 40% do mercado?

Um estudo divulgado pela fintech Ebanx nesta quinta-feira (25), aponta que o Pix deve assumir uma fatia significativa do mercado de compras online no Brasil nos próximos anos. De acordo com os dados coletados pela Payments and Commerce Market Intelligence, espera-se que o Pix alcance uma participação de 40,4% no setor até 2026, representando um aumento notável em comparação aos 29,45% registrados no ano anterior.

A pesquisa destaca a ascensão contínua do Pix como uma ferramenta de preferência para transações online, consolidando sua posição como um dos principais meios de pagamento no país. Lançado com o objetivo de proporcionar agilidade e praticidade nas transações financeiras, o Pix tem ganhado cada vez mais aceitação entre os consumidores brasileiros.

Pix será tão utilizado quanto os cartões de crédito

O sistema de pagamento instantâneo Pix está rapidamente se consolidando como um dos principais métodos de pagamento online no Brasil, quase equiparando-se aos cartões de crédito, de acordo com as projeções divulgadas pelo estudo. A previsão é que até 2026, o mercado de pagamentos online no país atinja a cifra de 457 bilhões de dólares, com o Pix desempenhando um papel significativo nesse cenário.

A transformação notável na preferência dos consumidores é evidenciada pelo impacto do Pix na experiência de pagamentos no Brasil. Paula Bellizia, presidente de pagamentos globais do Ebanx, destacou a revolução promovida pelo Pix, afirmando que 80% dos compradores que realizaram transações nos últimos três anos com comerciantes do Ebanx utilizaram a ferramenta para sua primeira compra.

No ano passado, esse número atingiu 95%, destacando a rápida adoção e aceitação do Pix entre os consumidores brasileiros. A iminente equiparação do Pix aos cartões de crédito como principal método de pagamento online sinaliza uma mudança significativa nos hábitos de consumo no país.

Compras online: quando o Pix deve alcançar 40% do mercado?
Compras online: quando o Pix deve alcançar 40% do mercado?
Crédito: rafapress/Shutterstock

Transações por meio do sistema de pagamentos

O Pix conquistou seu lugar de destaque no cenário financeiro brasileiro ao se tornar uma das escolhas preferenciais dos consumidores para transações online e presenciais. Sua popularidade não é apenas uma casualidade, mas sim um reflexo de diversas características que o tornam atrativo para os usuários.

Um dos principais motivos para a adesão em massa ao Pix é a sua gratuidade ou custo bastante reduzido para os usuários finais. Em um país onde as tarifas bancárias são historicamente uma preocupação para muitos, a oportunidade de realizar transações sem custos adicionais se torna bastante atrativa.

A rapidez nas transações é outra característica que diferencia o Pix de métodos mais tradicionais. A possibilidade de transferências e pagamentos em tempo real, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, atrai novos usuários todos os dias.

A facilidade de uso do Pix também é algo notável. Integrado aos aplicativos de bancos e instituições financeiras, o sistema simplifica o processo de pagamento. Além disso, ao adotar identificadores simples, como CPF, e-mail ou número de telefone, o Pix torna-se ainda mais simples para a população.

Vale lembrar que a aceitação comercial do Pix desempenhou um papel vital no sucesso do sistema de pagamentos implementado pelo Banco Central em novembro de 2020. Isso porque comerciantes e prestadores de serviços em todo o país abraçaram o sistema, integrando-o como uma opção de pagamento, aumentando sua presença e conveniência para os consumidores.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.