SISU 2024: inscrições serão encerradas HOJE (25)

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é uma ótima oportunidade para quem quer conseguir uma vaga no ensino superior por meio das notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Porém, os estudantes interessados em participar do processo seletivo devem ficar atentos: o período de inscrições no SISU 2024 termina nesta quinta-feira, 25 de janeiro.

Mas, fique tranquilo. Para que você ainda consigo se inscrever e concorrer às vagas do programa, trouxemos um resumo completo sobre o SISU 2024. Confira!

SISU 2024: inscrições terminam nesta quinta (25)

Conforme indicado no calendário publicado pelo MEC (Ministério da Educação), as inscrições para o processo seletivo serão encerradas nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro. O período de inscrições começou em 22 de janeiro.

Nesta edição do SISU, poderão se inscrever todos os estudantes que realizaram a prova do ENEM em 2023. Os resultados do ENEM já foram divulgados e podem ser consultados no site do Inep.

Além disso, os candidatos também não podem ter obtido nota zero na prova de redação e também não podem ter participado do ENEM 2023 na condição de treineiros.

As vagas oferecidas por meio do SISU 2024 serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Assim, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação no curso pretendido.

SISU 2024: passo a passo para se inscrever

Participar do SISU 2024 é muito simples. Veja o passo a passo para fazer a sua inscrição:

  1. Acesse o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
  2. Faça login com os dados da sua conta gov.br ou crie uma conta com os seus dados;
  3. Indique até duas opções de curso e instituições de ensino;
  4. Aguarde o fim do período de inscrições para visualizar os resultados.

Viu como é fácil participar do SISU 2024? Caso tenha alguma dúvida, acesse o edital divulgado pelo MEC e confira todas as informações oficias sobre o SISU.

SISU 2024: mais de 250 mil vagas estão disponíveis

Nesta edição do SISU, as instituições participantes estão oferecendo 264.254 vagas para cursos de nível superior. As vagas serão disponibilizadas pelas 127 instituições participantes do processo seletivo, incluindo universidades federais, estaduais, institutos federais e centros tecnológicos.

SISU
Mais de 250 mil vagas foram disponibilizadas nesta edição do SISU. Imagem: Piauí Hoje/Reprodução

A universidade com mais vagas disponíveis no SISU 2024 é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 9.240 vagas. Dentre os institutos, o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) é o que está oferecendo mais vagas no SISU: são mais de 5 mil vagas para essa edição

O curso com mais vagas, por sua vez, é Pedagogia. O MEC também divulgou a relação de vagas por região do Brasil e, nesta edição do SISU, a região com mais vagas disponíveis é o Nordeste, com mais de 118 mil oportunidades.

Para que você possa fazer a sua escolha, veja quais são as instituições com mais vagas nesta edição do SISU 2024:

  1. UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro): 9.240 vagas;
  2. UFF (Universidade Federal Fluminense): 8.788 vagas;
  3. UFPB (Universidade Federal da Paraíba): 7.750 vagas;
  4. UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte): 7.186 vagas;
  5. UFPE (Universidade Federal de Pernambuco): 7.012 vagas;
  6. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais): 6.309 vagas;
  7. UFC (Universidade Federal do Ceará): 6.278 vagas;
  8. UFBA (Universidade Federal da Bahia): 6.170 vagas;
  9. UEPB (Universidade Estadual da Paraíba): 5.988 vagas;
  10. UFMA (Universidade Federal do Maranhão): 5.884 vagas.

SISU 2024: primeira chamada será divulgada no dia 30 de janeiro

Os estudantes que se inscreverem no SISU até esta quinta-feira (25) poderão acessar a primeira  listagem de candidatos aprovados no dia 30 de janeiro. Segundo o calendário do MEC, todos os estudantes convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.

Os candidatos que não forem convocados poderão se inscrever para participar da lista de espera do SISU entre os dias 30 de janeiro e 07 de fevereiro. Por fim, o resultado da lista de espera será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes.

SISU 2024: edição contará com novidades

A edição 2024 do SISU contará com novidades. Em primeiro lugar, devemos mencionar que o SISU 2024 será realizado em uma edição, ao contrário do que acontecia até o ano passado, quando eram realizadas duas edições anuais. Assim, as vagas oferecidas serão disponibilizadas no primeiro semestre, mas os candidatos aprovados poderão ingressar tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.

Além disso, o SISU seguirá as alterações estabelecidas pela Lei de Cotas de novembro de 2023. Com isso, está prevista a reserva de vagas oferecidas segundo os critérios da lei e das políticas de ações afirmativas de cada instituição participante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.