Dicas de comportamento para entrevista de emprego

Estar atento às dicas de comportamento para entrevista de emprego pode ser um caminho bastante frutífero. Isso porque, dessa forma, podemos analisar nossos comportamentos e implementar ações que possam melhorar o nosso desempenho no dia a dia. Pensando nisso, descrevemos algumas posturas que podem ser relevantes em uma entrevista de emprego. Acompanhe e saiba mais.

Dicas de comportamento para entrevista de emprego

As nossas dicas de comportamento para entrevista de emprego não são “normativas”. Isto é, lembre-se de que as dicas abaixo são sugestões, e que você deve sempre levar em conta a sua autoanálise para desenvolver uma postura positiva durante a conversa com o recrutador. Portanto, saiba avaliar o que faz sentido para você, aprimore o que for possível e mãos à obra!

1. Escuta ativa

A escuta ativa tem um papel muito importante na entrevista de emprego. Com ela você poderá compreender, exatamente, o que o recrutador está descrevendo sobre a empresa ou questionando sobre o seu currículo. Não tente atropelar os pensamentos tentando “descobrir” o que o recrutador falará em seguida, e cuide com os seus preconceitos e paradigmas!

Ouça sem nenhum tipo de censura, absorva a mensagem e apenas depois disso você deve colocar em palavras os seus pensamentos e ideias.

2. Cuidado com a postura corporal

A sua postura corporal também tem um papel muito importante nessa jornada. Cuidado para não parecer “desleixado” e “largado” na cadeira da sala do recrutador. Tente manter uma postura ereta, confiante e adequada ao local. Salvo em casos de problemas de saúde, claro.

3. Use um tom de voz adequado

O tom de voz também deve ser adequado. Você deve cuidar para não falar nem muito alto, nem muito baixo. Dessa forma, procure manter um tom que seja agradável de ser ouvido. Preste atenção nos sinais do recrutador: se você estiver falando muito baixo, pode ser que ele peça para você repetir constantemente, e se você estiver falando muito alto, pode ser que ele demonstre uma postura de desconforto. Atente-se!

4. Fique atento à linguagem corporal

Dentre as dicas de comportamento para entrevista de emprego, não poderíamos deixar a linguagem corporal de fora, não é mesmo? Portanto, procure manter um olhar atento para o rosto do recrutador; não exagere na hora de gesticular, mas cuide para não parecer uma “estátua”; cuide da postura, como falamos anteriormente; dê um aperto de mão firme, mas sem apertar demais; e assim por diante.

5. Demonstre uma postura ativa

A sua postura deve ser ativa caso você queira mostrar um viés mais proativo. Assim sendo, procure fazer questionamentos sobre a empresa depois de conversar com o recrutador. Afinal, quem disse que apenas o recrutador deve fazer perguntas durante a entrevista de emprego?

Demonstre o seu interesse em saber mais sobre a empresa, a cultura, o funcionamento, etc. A entrevista de emprego pode ser usada para que você e o recrutador possam conhecer um ao outro, isto é, ambas as partes conheçam o “outro lado” da situação. Portanto, procure ser ativo nesse sentido e mostre o seu interesse.

Isso pode fazer toda a diferença na hora de colocar em prática as dicas de comportamento para entrevista de emprego!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.