Comportamento inadequado é o maior motivo para perda de emprego

Uma pesquisa realizada pela The School of Life em parceria com Robert Half constatou que o comportamento inadequado no ambiente de trabalho pode ser prejudicial e até custar o emprego. Além disso, quase metade dos entrevistados afirmaram ter pedido demissão por conta de relacionamentos ruins com colegas ou chefes.

“Saber lidar com pessoas, colegas e equipes é uma das grandes habilidades valorizadas hoje em dia. Precisamos nos comunicar bem, entender os nossos pontos cegos, dominar as nossas emoções e considerar um pouco mais o ponto de vista da outra pessoa. Somos capazes de ir além da fofoca e nos tornarmos mais leves e serenos”, afirmou Diana Gabanyi, diretora e sócia-fundadora da The School of Life.

A pesquisa ainda constatou que 60,47% dos líderes entrevistados já demitiram seus funcionários porque a pessoa tinha um comportamento inadequado no emprego. Quando falamos de comportamento adequado podemos citar atitudes ou comentários inconvenientes e incompatíveis com o ambiente de trabalho e cultura da empresa.

Importância de um comportamento adequado no ambiente de trabalho

“Existe uma máxima no mercado de trabalho que diz que os profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamento. Hoje, com as competências comportamentais já performando um enorme grau de relevância nos processos seletivos, a afirmação não poderia ser mais atual, o que também explica a expressiva porcentagem de gestores que revelaram já ter desligado colaboradores por conta de atitudes inadequadas, disse Maria Sartori, diretora de recrutamento da Robert Half.

Para ela, manter o bem estar da equipe é essencial no ambiente de trabalho. Para isso, é necessário que o relacionamento interpessoal entre os membros da equipe seja respeitoso e compatível com a cultura da empresa.

“Além do comportamento, um bom clima organizacional é importante para o sucesso dos negócios e manutenção do bem-estar da equipe de trabalho. O ‘fit cultural’ está entre uma das prioridades dos candidatos, assim como o bom relacionamento interpessoal. Proporcionar um ambiente de trabalho agradável, a fim de manter as pessoas motivadas, deve estar entre os principais objetivos de qualquer gestor, e isso só é possível por meio do exercício diário da empatia, transparência e da manutenção de boas relações com os membros da equipe”, conclui Sartori.

Emprego no Brasil

Por conta da pandemia de Covid-19, os índices de pessoas empregadas no país diminuíram muito. Em 2020, a taxa de desemprego atingiu 13%, sendo considerado naquela época um recorde histórico.

Em 2021 o índice de desemprego foi superado novamente, atingindo 14,7% no início do ano. Além disso, a falta de emprego entre os jovens é mais do que o dobro do que os outros brasileiros em idade de trabalhar. Isso ocorre por conta da desigualdade social presente no país, bem como a falta de políticas públicas que auxiliem a população jovem.

Por conta disso, é essencial que os cidadãos que estão empregados tenham atitudes adequadas ao ambiente de trabalho. Desse modo, é possível manter o emprego e evitar problemas futuros, visto que comportamentos inadequados são uma das principais causas de demissões por todo o mundo.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.