Entrevista de emprego: pontos relevantes para o candidato

Confira alguns pontos relevantes para o candidato e se destaque organicamente na entrevista de emprego. Veja dicas importantes!

Dicas para o direcionamento do candidato na entrevista de emprego 

É muito importante o direcionamento do candidato na entrevista de emprego, sendo assim, o correto direcionamento é um diferencial competitivo no mercado de trabalho. 

Para que possa alcançar uma posição profissional que seja de seu interesse é importante que direcione seu comportamento e suas ações durante o processo seletivo.

Postural corporal 

Certamente a postura corporal transmite uma mensagem por meio de seus gestos e fala. Por isso, essa é uma importante base para um candidato.

Dentre outros pontos, é relevante que o candidato busque controlar o seu tom de voz durante a sua narrativa. Caso seja possível, evite colocar objetos em seu colo, mantenha contato visual com o seu entrevistador, evite cruzar braços e pernas, por exemplo. 

Pontos relevantes para o candidato

  • Evite cruzar braços e pernas;
  • Bem como, evite gesticular excessivamente;
  • Evite colocar objetos em seu colo como se estivesse se defendendo;
  • Faça o devido controle do seu tom de voz;
  • Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Tenha um firme aperto de mão;
  • Coloque o seu foco nas respostas;
  • Tenha cuidado para não interromper o selecionador.

A construção da sua narrativa

Construa a sua narrativa considerando a ordem dos fatos e seus pontos fortes. Por conta do nervosismo, muitas pessoas não informam pontos fundamentais, como os resultados obtidos nas empresas anteriores, melhorias obtidas através de projetos nos quais participou, dentre outros aspectos que direcionam suas competências e habilidades para o entrevistador de forma orgânica.

Por isso, atente-se à construção de sua narrativa e conheça os pontos fundamentais de cada empresa pela qual você passou.

 A cultura da empresa 

É fundamental conhecer a cultura da empresa pode te ajudar em fatores intangíveis, como direcionar suas respostas. Bem como, pode ajudar em fatores tangíveis no que diz respeito à maneira de se vestir, por exemplo. 

Startup ou tradicional 

Sendo assim, se a sua entrevista ocorrer em uma Startup, a situação pede uma vestimenta casual. Todavia, uma empresa tradicionalista pede por uma vestimenta formal. Por isso, explore o conhecimento sobre a cultura da empresa e aumente suas chances de se sentir mais autoconfiante durante o processo seletivo. Certamente, esses pontos são adaptáveis, porém, são fundamentais para o seu sucesso profissional.

É importante que as dicas sejam adaptadas para a sua objetividade, perfil profissional e particularidades. No entanto, essas dicas podem ser um ponto de apoio para que possa direcionar o seu comportamento durante a entrevista de emprego e alcançar seus objetivos profissionais. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.