Comportamento explosivo no trabalho: Como resolver as crises?

comportamento explosivo no trabalho é uma realidade de muitas pessoas. Devido ao alto nível de estresse no ambiente corporativo, muita gente acaba se sentindo esgotada, o que leva à emoção de raiva e, consequentemente, atitudes explosivas e negativas.

Em grande parte, os sujeitos não conseguem controlar o seu excesso de raiva, e só se dão conta depois que o episódio acabou. Porém, é nesse momento que vêm as consequências: constrangimentos nas relações; chefe enfurecido; entre outras questões.

Por isso, conseguir controlar o excesso de raiva é fundamental para manter a qualidade de vida no trabalho. A seguir você encontra algumas sugestões importantes.

Como diminuir a crise de comportamento explosivo no trabalho

Para diminuir a crise de comportamento explosivo no trabalho é preciso estar ciente da situação. Isto é, comece a observar melhor as suas reações e emoções diante dos acontecimentos cotidianos.

Apenas dessa forma é que você poderá enxergar em quais momentos você tem sido muito explosivo com as outras pessoas ou situações. E assim, saberá enxergar com mais clareza esses quadros, podendo tomar atitudes para reverter esse comportamento.

Para isso, comece a refletir sobre as últimas vezes que você teve um comportamento explosivo no trabalho. Observe quais foram os gatilhos, a frequência e a duração da crise. Isso vai lhe dar pistas para você reconhecer um “ataque de raiva” no momento em que ele estiver começando. E é aqui que você poderá agir de acordo com as nossas dicas a seguir:

1- Distancie-se da situação ou pessoa que provoca raiva em você

Está sentindo que o comportamento explosivo no trabalho está prestes a surgir? Então pare e observe a situação de uma forma mais racional. Assim que você souber qual é o gatilho do problema, afaste-se dele. Se estiver em uma reunião, peça licença por alguns minutos e vá beber água, caminhar pelos corredores da empresa, enfim. Distraia a sua mente!

2- Mude a forma de enxergar a situação

Ao invés de focar os seus pensamentos e as suas defesas apenas naquilo que pode estar “ruim”, mude a perspectiva sobre a situação.

Não fique ponderando argumentos na mente apenas para mostrar que você tem razão… Mas sim, tente encontrar pontos positivos no que está acontecendo, e faça o seu cérebro enxergar dessa maneira. Logo, ele começará a equilibrar melhor as suas emoções, diminuindo as crises de comportamento explosivo no trabalho.

3- Respire profundamente e visualize algo calmo

Respirar fundo ajuda. Isso leva mais oxigenação para o cérebro e ajuda você a pensar com mais clareza e racionalidade, fugindo da ideia de agir apenas pela emoção. Vale, inclusive, apostar na meditação ou na visualização de um lugar calmo, enquanto você respira fundo.

4- Conte até 10, focando apenas nos números

Contar até 10 também é uma ótima forma de controlar o comportamento explosivo no trabalho. Isso porque enquanto você conta, a região no cérebro responsável pelo raciocínio é que está atuando. Logo, as emoções passam a ficar “em segundo plano”, o que alivia a tensão e a crise de raiva.

Se as crises são recorrentes, busque ajuda

Se mesmo seguindo as nossas dicas você ainda perceber que as crises de raiva são recorrentes, busque ajuda profissional. Procure um psicólogo e invista na sua psicoterapia! Isso poderá lhe ajudar a enxergar a vida por outros ângulos. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.