Competências do autogerenciamento – Conheça algumas!

As competências do autogerenciamento são diversas. Elas podem impactar na sua capacidade de gerenciar a si mesmo, bem como podem impulsionar o seu crescimento – ou travamento.

Saiba mais acompanhando este conteúdo até o fim e comece o seu processo de crescimento e desenvolvimento!

Conheça algumas competências do autogerenciamento

As competências do autogerenciamento são diversas, como mencionamos acima. No entanto, listamos três delas que podem fazer toda a diferença na sua vida. Conheça-as:

1. Capacidade de se conhecer

O autoconhecimento é uma das principais chaves para o “sucesso”. Entende-se sucesso, aqui, como o ato de alcançar os seus sonhos e objetivos de longo prazo.

Isso porque é conhecendo a si mesmo que você se torna capaz de entender os seus limites, suas forças, qualidades, defeitos, etc. Logo, torna-se viável construir um plano de ação que seja mais interessante e que lhe ajude a crescer.

Sendo assim, umas das competências do autogerenciamento, ou seja, competência que está “dentro” da competência de autogerenciamento, é a capacidade de conhecer a si mesmo, escutando-se.

Portanto, comece a dar mais atenção ao que você pensa, sonha, almeja, sente… Tudo isso vai lhe dar subsídios para se autogerenciar cada vez melhor.

2. Boas relações interpessoais

Construir bons relacionamentos, seja no âmbito pessoal ou profissional, também é algo fundamental para a qualidade de vida e para o crescimento de qualquer pessoa. Isso parte do viés de que somos seres sociais e precisamos da companhia de outras pessoas para crescermos, aprendermos e, inclusive, vivermos felizes.

Dessa maneira, uma das competências do autogerenciamento é justamente conseguir construir relações interessantes. Para isso, a escuta ativa, a comunicação assertiva e a paciência devem ser exploradas e estimuladas. Caso contrário, as relações poderão ser mais truncadas e menos frutíferas.

3. Proatividade e abertura para desafios

Ser uma pessoa proativa é importantíssimo e faz parte das competências do autogerenciamento. Afinal, como poderemos gerenciar a nós mesmos se sequer tivermos iniciativas nas mais diversas esferas de nossas vidas? Pense sobre isso!

Sendo assim, comece a desenvolver esse seu lado focado mais no desenvolvimento. Seja autônomo e dono da sua vida! Tudo isso fará diferença na hora de gerenciar os seus próximos passos.

O autogerenciamento é uma competência

Sabemos que o autogerenciamento, por si só, pode ser considerado uma competência. Porém, para que ele verdadeiramente exista, outras habilidades e competências devem entrar em cena.

Por isso, não pare no superficial: não basta ter uma listinha de tarefas e segui-la para dizer que você se autogerencia. Mas sim, construa competências que melhorem esse autogerenciamento e permitam que você cresça nos mais diversos âmbitos de sua vida.

Para isso, aposte em perguntas de autoconhecimento, desenvolva boas relações, construa um posicionamento mais proativo, e assim por diante.

Quanto mais você mergulha nessa ideia de ser o protagonista da sua vida, maiores são as chances de conseguir “puxar as próprias rédeas”, e assim, encontrar caminhos que combinem mais com o que realmente importa para você.

Jogue-se nessa aventura de desenvolver competências do autogerenciamento. E assim, construa um futuro mais alinhado às suas expectativas, sonhos, desejos, etc. Boa sorte para você!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.