Como trabalhar a autoconfiança com os alunos?

Veja algumas estratégias para  trabalhar a autoconfiança com os alunos e assim permitir que eles se desenvolvam da melhor maneira possível.

Afinal, sabemos que autoconfiança pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa e, por isso, nada mais justo do que incentivá-la desde a infância, certo?

Para tanto, convidamos você para acompanhar este texto até o fim e saber mais sobre o assunto!

Como trabalhar a autoconfiança com os alunos?

É importante, antes de qualquer coisa, compreender que para trabalhar a autoconfiança com os alunos é necessário colocar algumas ações em prática todos os dias.

Ou seja, a autoconfiança não deve ser trabalhada apenas em uma faixa etária ou em um único momento do ano. Mas sim, deve ser desenvolvida todos os dias e sempre que possível, uma vez que é algo que se constrói com o tempo.

Assim sendo, considere nossas sugestões como um meio de desenvolver essa confiança dos seus alunos de uma forma gradativa e regular. Veja:

1- Valorize as realizações dos seus alunos

Por menores que elas possam parecer, lembre-se de que se trata de um sujeito em desenvolvimento e, por isso, é fundamental reconhecer cada realização.

Valorize o que o seu aluno tem feito e demonstre o orgulho que você sente por cada evolução dele! Isso será uma excelente força para que ele mesmo se sinta orgulhoso de si.

2- Nunca compare um aluno com o outro

Jamais caia nesse erro de comparar um aluno com o outro. Pois assim como essa atitude pode minar a saúde mental de um adulto, uma criança ou adolescente pode sofrer tanto quanto.

Portanto, busque sempre utilizar a própria criança como um parâmetro para si, e não o outro. Você pode, dessa forma, incentivá-la a ser uma melhor versão dela mesma, e não uma cópia de alguém que você julga ser “bom” o bastante.

3- Dê chances para que eles mostre as suas próprias habilidades

Não adianta querer trabalhar a autoconfiança com os alunos se você não der chance para que eles descubram novas habilidades. Por isso, antes de querer mensurar uma vitória, veja se você disponibilizou bons caminhos para os pequenos.

Por exemplo:

  • Deixe as crianças praticarem esportes diferentes, e não apenas os padrões.
  • Dê atividades que explorem o lado artístico das crianças.
  • Permita que a criança tenha a chance de cantar, dançar, desenhar ou fazer outra atividade que possa despertar uma habilidade adormecida.
  • Ensine diferentes atividades, e não apenas a mais comuns na vida cotidiana.

4- Ensine a importância do erro

O erro fará parte da vida de qualquer pessoa, inevitavelmente. Embora haja situações que possamos evitar, nós sempre erraremos em algum nível. Assim, ao trabalhar a autoconfiança com os alunos, faça-a entender que erros acontecem e que devemos aprender com eles, e não usá-los como punição e castigo.

5- Desenvolva atividades que envolvam as emoções

Por fim, procure investir na educação emocional para que a criança possa explorar as emoções e aprender sobre elas. Dessa maneira ela terá um maior controle sobre si mesma, e isso será um bom ponto de partida para desenvolver a autoconfiança.

Afinal, quando conhecemos nossos limites e as nossas emoções, também conhecemos os nossos pontos fortes!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.