Como trabalhar a ansiedade do aluno?

Trabalhar a ansiedade do aluno é uma forma de incentivar os cuidados com a saúde mental e garantir um futuro mais promissor para os nossos adolescentes. Isso porque a ansiedade, quando negligenciada, pode impactar diversas esferas da vida de uma pessoa.

Por isso, neste conteúdo nós pretendemos lhe apresentar algumas dicas que podem servir de suporte na hora de lidar com um aluno ansioso. Acompanhe.

Como trabalhar a ansiedade do aluno?

Existem diversas ações que podem lhe ajudar a trabalhar a ansiedade do aluno. Portanto, considere as nossas sugestões apenas como um ponto de partida para esse objetivo, pois o ideal é sempre buscar novas ações de saúde e bem-estar para os alunos.

Com isso esclarecido, acompanhe as nossas considerações abaixo:

1- Estabeleça um ambiente de acolhimento e escuta

O primeiro passo sempre será criar um ambiente de acolhimento e escuta ativa na escola. Isso fará com que o aluno se sinta mais confortável no ambiente escolar, gerando assim uma maior proximidade com os seus colegas e professores.

Essa proximidade pode ajudar na hora de o aluno falar sobre suas angústias e ansiedades, causando uma “descarga” mental que beneficie o adolescente. Afinal, quando falamos sobre os nossos problemas tendemos a enxergá-los com mais clareza.

2- Fale sobre a ansiedade em sala de aula

Na sala de aula, fale sobre a ansiedade, os seus sintomas e possíveis tratamentos. Quanto mais informações os seus alunos receberem sobre o assunto, mais fácil será para eles lidarem com a situação.

Muitas vezes a ansiedade parece velada sob os olhos dos alunos, o que os impede de buscar a ajuda certa no momento certo.

3- Incentive hábitos saudáveis

Incentive uma vida baseada em hábitos saudáveis na hora de trabalhar a ansiedade do aluno. Afinal, atividades físicas e uma boa noite de sono são responsáveis por um aumento na qualidade de vida e, consequentemente, melhora a saúde mental.

Portanto, incentivar práticas nesse sentido permite que o aluno tenha uma vida mais equilibrada e, por que não, feliz.

4- Estimule um estudo saudável e sem sobrecargas

O estudo saudável também deve entrar na lista de hábitos saudáveis na hora de trabalhar a ansiedade do aluno. Isso porque o estudo saudável evita a sobrecarga de tarefas que, muitas vezes, é a responsável pelas crises de ansiedade.

Assim sendo, estimule os seus alunos a terem um bom cronograma e a evitarem deixar tudo para cima da hora, por exemplo.

5- Incentive os cuidados com a saúde mental (psicoterapia, por exemplo)

Por fim, para trabalhar a ansiedade do aluno, não há nada mais efetivo do que incentivar os cuidados com a saúde mental. Aqui, a psicoterapia e o autoconhecimento podem entrar em pauta na sala de aula.

Fale sobre a importância de mantermos um olhar atento sobre o que sentimos e como lidamos com isso, pois dessa maneira estaremos preparando jovens mais conscientes de si. E isso, no longo prazo, fortalece a saúde mental de nossos alunos e permite que eles possam manejar a ansiedade com mais equilíbrio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.