Como tirar manchas de ferrugem: dicas e truques essenciais para você

Saiba todas as receitas caseiras para remover as manchas

Hoje vamos te mostrar como tirar manchas de ferrugem. Afinal de contas, esse problema para as donas de casa brasileiras pode ser uma dor de cabeça. Ainda mais na hora de deixar suas roupas limpas e brilhando como novas.

Então, se você se interessou por esse assunto, continue conosco. Veja dicas e truques essenciais para você não ter muita dificuldade para remover esse tipo de mancha.

Por que as roupas ficam com manchas de ferrugem?

É muito comum observar manchas avermelhadas de ferrugem em suas roupas, tanto nas calças jeans quanto em blusas e jaquetas.

Essas manchas geralmente são causadas pelo contato do tecido com o metal dos botões, ilhós ou adereços desse material, por exemplo. Então, ao serem molhados ou expostos a qualquer tipo de umidade, liberam resíduos que com o passar do tempo causa ferrugem. Por fim, essas manchas são transferidas para o tecido das roupas.

Apesar de deixar suas roupas com aspecto feio, remover esse tipo de mancha não é uma tarefa muito difícil. Todavia, desde que você saiba os produtos ideais para utilizar.

Por isso, separamos a seguir, algumas dicas e truques essenciais para ajudar você a remover esse tipo de mancha sem muito esforço. E assim, deixando suas peças limpas como novas.

Como tirar manchas de ferrugem: dicas e truques essenciais para você
Como tirar manchas de ferrugem: dicas e truques essenciais para você. Foto: Canva Pro

Detergente

O detergente é um produto muito barato e versátil que tem utilidade em inúmeras receitas na hora de cuidar de suas roupas e de sua casa.

Então, para remover manchas de ferrugem não é diferente e a receita é muito simples.

Em primeiro lugar, basta diluir uma colher de detergente em um copo com água morna. Em seguida, despejar diretamente sobre o local da mancha. Deixe agir por 5 minutos, e se julgar necessário, escove levemente com uma escova de dentes. Enxágue bem e pronto, a mancha sairá com facilidade. Para roupas brancas, opte por detergentes transparentes.

Bicarbonato de sódio com limão

O bicarbonato de sódio é um velho conhecido das donas de casa, especialmente quando o assunto é a remoção de manchas.

Para remover aquele aspecto avermelhado da ferrugem de suas roupas, confira a receita. Inicialmente, misture o suco de um limão com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e aplique sobre a mancha.

Deixe em luz do sol direta por cerca de 2 horas. Logo após enxágue e depois faça a lavagem normalmente, na máquina ou tanquinho. Ao final, já será possível ver o resultado dessa combinação.

Vinagre de álcool e sal de cozinha

O vinagre de álcool aliado ao sal de cozinha, são ótimos substitutos do bicarbonato de sódio. Portanto, com essa mistura formará uma reação química que removerá as partículas de ferrugem das roupas. Como resultado, eliminará as manchas facilmente.

Para se valer dessa reação, despeje a quantidade necessária sobre a mancha, umedecendo a região de maneira uniforme. Depois disso, coloque uma colher de sal de cozinha e esfregue suavemente.

Deixe secar em sol pleno, por no máximo 2 horas. Por fim, enxágue com água corrente até remover todos os resíduos e depois lave a peça normalmente.

Água oxigenada

A água oxigenada também pode reduzir o efeito da ferrugem em diversos tipos de tecidos. E seu uso é muito simples. Basta colocar 2 colheres de sopa sobre a mancha e esfregar com uma escova. Depois, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem.

Lave a peça separadamente das demais, para evitar transferência. Antes de utilizar o produto, faça um teste em uma parte escondida da peça para garantir que ele não irá agredir as fibras do tecido. Então, para garantir um melhor resultado, utilize a água oxigenada 40 volumes.

Água sanitária

Essa é uma receita exclusiva para remover manchas de ferrugem de roupas brancas. Afinal, em tecidos coloridos, o produto pode acabar manchando e danificando a peça.

Umedeça uma esponja com a água sanitária e passe sobre o local da mancha. Enxague a peça separadamente para evitar transferência. Você já poderá perceber imediatamente a remoção da mancha.

Todavia, tome cuidado ao manusear a água sanitária para não respingar nas outras peças. Na verdade, o ideal é fazer essa receita em um balde ou bacia, longe de suas peças coloridas. Assim, evitará que a água sanitária faça com elas percam a cor.

E então, qual dessas receitas você mais gostou? Pois, coloque-as em prática. Dessa forma, deixe suas peças limpas e livres de manchas de ferrugem de uma vez por todas, sem muito esforço e sem dor de cabeça.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.