Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

4.3/5 - (216 votes)

Como tirar limo de rejunte com mistura caseira? Aprenda agora mesmo

Saiba de receitas caseiras que deixarão os pisos e azulejos brilhantes

Quer aprender como tirar limo de rejunte com mistura caseira e eficaz? Em resumo, o limo são aquelas manchas esverdeadas ou esbranquiçadas. Ademais, deixam seu banheiro ou qualquer cômodo da casa com um aspecto feio.

Além disso, ainda pode trazer problemas de saúde para sua família. Por isso, fique com a gente e não deixe de ler até o final. Pois, hoje trouxemos receitas incríveis que te ajudarão a se livrar desse problema sem esforço.

O que é o limo do rejunte?

Muito comum na cozinha, lavanderia, e principalmente no banheiro, o limo é uma espécie de fungo de agrupamento Geralmente, criam manchas que podem apresentar coloração verde, branca ou preta.

Apesar de parecer inofensivo, o limo é um conjunto de microrganismos. Portanto, em contato com a pele ou as mucosas corporais pode causar alguns problemas de saúde. Por exemplo, infecção estomacal e intestinal, diarreia e alergias.

Aliás, a principal causa é a umidade em excesso. A propósito, que em contato com outros resíduos como poeira ou resíduos corporais, se alastram. Dessa forma, formam as manchas que vemos no rejunte.

Apesar de ser muito incômodo e até insalubre, com algumas misturinhas simples e caseiras, é possível se livrar desse problema sem muito esforço. Por isso, acompanhe 3 dessas receitas a seguir. Assim, veja qual você prefere para te ajudar nessa tarefa.

Como tirar limo de rejunte com mistura caseira?
Como tirar limo de rejunte com mistura caseira? Foto: Canva Pro

Álcool e bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um produto excelente na remoção desse tipo de sujeira. Sua ação efervescente elimina até a última mancha. Consequentemente, deixará seus rejuntes completamente limpos. E para se valer desses benefícios, a receita é muito simples.

Em um recipiente misture 2 colheres de bicarbonato de sódio a 100 ml de álcool 70%. A seguir, você verá a formação química de espuma. A partir disso, você deve aplicar essa mistura onde existir maior incidência de limo.

Por fim, deixe agir por alguns minutos, se necessário, esfregue um pouco com uma escova. Então, é só enxaguar e pronto, os resultados já serão visíveis imediatamente.

Vinagre branco e sal de cozinha

Outro produto coringa na hora de remover o limo, bem como qualquer tipo de fungo, é o sal de cozinha. Ainda mais, se for usar em conjunto com o vinagre de álcool. Na mistura, cria-se uma ação química. Dessa forma, é uma importante ferramenta que acaba com o limo de forma rápida e eficaz.

Logo, aprenda a mistura. Em um recipiente, ponha 1 colher de café de sal e 100 ml de vinagre. Após isso, passe no rejunte. Se possível, despeje um pouco de água quente por cima com cuidado para não se queimar.

Deixe agir por cerca de 15 minutos. Em seguida, esfregue com uma vassoura ou escova de cerdas duras. Por fim, enxágue bem e você já poderá ver seu rejunte livre de qualquer mancha.

Água sanitária e saponáceo

O saponáceo é um produto de limpeza, fácil de encontrar em supermercados. Combinado a água sanitária ele forma uma potente mistura contra as manchas desagradáveis de limo no rejunte do piso ou da parede.

Então, misture 1 colher de saponáceo em pó, em 500 ml de água sanitária. Logo após misture bem e transfira para um borrifador. A seguir, borrife a mistura em toda área afetada deixando agir por um tempo. Esfregue com uma esponja ou escova, se tiver a necessidade.

Enxágue com água limpa e finalize com um pano limpo e seco. Pois, além de se livrar de todo limo, seu piso também ficará limpo e brilhante.

Tome alguns cuidados importantes!

Na hora da faxina e de se manusear produtos químicos ou de limpeza, o ideal é se valer de alguns cuidados extras para evitar problemas. Especialmente no caso de utilizar água sanitária ou bicarbonato de sódio. Pois, são dois produtos que podem causar reações químicas.

Além disso, ainda liberam substâncias tóxicas no ar. Aliás ao entrar em contato com a pele ou mucosas podem te levar a sofrer reações alérgicas, asma ou até intoxicação.

Por isso, sempre que for fazer a limpeza de sua casa com qualquer produto químico, abra bem as portas e janelas para melhorar a ventilação do ambiente. Ademais, se possível, utilize luvas e máscara de proteção para evitar contato direto com os produtos.

Fazer a faxina com os pés descalços também não é recomendado. Pois, através da pele, unhas e cutículas, diversos germes, ou as substâncias dos produtos podem entrar em seu organismo. Consequentemente, fazendo com que você desenvolva problemas posteriores.

Sendo assim, ao tomar estes cuidados e com essas receitas caseiras, você se verá livre do limo, e de qualquer fungo ou mancha indesejável em seu rejunte.

4.3/5 - (216 votes)
33 Comentários
  1. Waanda Diz

    Lendo os comentários, tenho que concordar com algumas faxineiras e também com o contratante.
    Um período trabalhei para uma agência, normalmente eram em duas para fazer o serviço, e pasmem!eu tive que voltar para limpar a parte da moça que foi comigo.
    Era apartamento, dois dormitórios dois banheiros e uma suíte com banheira 😒,o AP,estava uma calamidade de sujeira, apenas dois moradores e um doguinho.
    Anos que não ia uma faxineira lá,era uma senhora idosa, e o filho com o cachorro.
    Eu tive que voltar e refazer a parte da moça,ela passou por cima da sujeira e deixou lá.
    No final das contas fui trabalhar para está senhora uma vez por semana, adorável conselheira.
    E deixei o AP dela limpo e organizado todo o tempo que estive lá,acreditem! eu cobrei um valor,mas toda semana ela me dava R$50,00/60,00 a mais.
    Ela sempre falava que eu merecia, meu trabalho era minucioso.
    As pessoas tem que entender que nós,faxineiras, não limpamos só a sujeira física de um lar, levamos limpeza e leveza ao ambiente onde fazemos o trabalho com dedicação,pelo menos eu penso assim, é tão bom, olhar o antes e o depois,e a carinha de satisfação da pessoa.
    Assim como eu tive sorte de uma pessoa que valorizava o meu trabalho,já tive pessoas que o desvalorizaram também, mas isso não me fez para nem reclamar, educadamente sempre digo a pessoa a importância da limpeza de uma casa,e a importância do nosso trabalho ser reconhecido, quando bem feito.
    Estes dias fiquei chateada com um cliente, não tinha produtos de limpeza, estava tão sujo que tive que usar ácido no piso para limpar a sujeira de meses que a moça que limpa o lugar,só passava pano por cima,e fiquei chateada por ele não reconhecer a diferença do trabalho de ambas, me pagou menos do que devia pagar, me chamou esta semana, recusei, não porque não precise trabalhar, preciso sim! Mas é chato fazer um trabalho vip,para uma pessoa que não sabe o que é isso,e não reconhece o esforço de uma faxineira fazer aquilo que o próprio morador do lugar não faria,em compensação, tenho quatro ótimas pessoas que trabalho, não vou desmerecer nenhum deles por conta de um que não foi bacana.

  2. S. Moreira Diz

    Manter a limpeza sempre e, só maravilha! Casa tem que ser faxinada toda semana. Cheiro de limpeza todo dia é muito bom!!!!

  3. Silvana Diz

    Eu limpo com clorofila com detergente no burifador não tem coisa melhor fica limpíssimo adoro q faço e as casas e ap q limpo as pessoas q morram neles são benção em minha vida 🙏

  4. Mary Lucy de Miranda Cruz Diz

    Terminei de ler os comentários e estou perplexa com o nível dessas pessoas que vão limpar nossas casas!! Deus me livre de um tipo desse em minha casa!! São criaturas que jamais deveriam fazer esse tipo de trabalho!! Não respeitam e ainda cobram respeito!! Decepcionante!! Triste 😢😢😢

  5. Mary Lucy de Miranda Cruz Diz

    Olá!! Concordo plenamente com o comentário feito sobre falta de respeito de algumas diaristas queixando-se do trabalho e que não damos valor!! Essa mocinha que se queixou está errada, a maioria das pessoas dão valor sim!! O que não podemos aceitar é pagar por um trabalho que as vezes é feito pela metade e termos que terminar, é nós depararmos com pessoas sem o menor preparo pra faxina e ainda têm coragem pra dizer que são faixineiras!! Já tive pessoas muito boas em minha casa e diz tudo para conserva-las. Acho que quem faz um bom trabalho e é pago com um valor correto, não vai pra rede social falar bobagem, ao invés disso, deveriam agradecer pela oportunidade de trabalho que têm.

  6. Angela Diz

    Eu tbm sou e vdd sao poucas que dao valorchama uma vez por mes a casa muito sua a coloa conzinha vasilha.

  7. Inês costa Diz

    A mais pura vdd, é um dos serviços mais puxados, faxina é para quem sabe e as patroas sai sim rabugentas e mão de vaca, se não está bom façam vcs mesma, e limo sai com água sanitária e bicarbonato!

  8. Leila Diz

    Eu limpo meu banheiro com água detergente ou veja e sal e bicabornato sódio, fica limpinho, fui faxineira agora no momento estou afastada más ainda não consegui arrumar uma faxineira que faça o serviço sozinha, pago 120,00 e vou te contar Jesus tenha misericórdia 🙈

  9. Fernanda Diz

    Eu estou abismada com tantos comentários preconceituosos e humilhando as casas das pessoas por parte de algumas diaristas ou mensalistas que seja…falando mal e com arrogância e raiva das casas onde limpam e trabalham… meu Deus…quanto rancor vcs tem em seus corações, sinceramente são pessoas que não merecem trabalhar em lugar nenhum. Se a casa fosse limpa não chamariam vocês para limparem, e vocês não teriam dinheiro p os seus sustentou, simples assim. Vão trabalhar na limpeza de hospitais aí vcs vão ver o que é bom.

  10. Adriana Diz

    Sou diarista realmente é um trabalho muito puxado é ainda por cima agente não tem valor são poucas pessoas que reconhecem o nosso esforço tem casas que realmente são muito sujas é ainda tem aquelas que querem 1 vez no mês agora pensem um pouco 1 mês sem fazer aquela faxina como acham que vai estar a casa com certeza muita sujeira acumulada só que as pessoas que reclamam que a faxina está cara é ainda da almoço deveria então começar a dar mais valor para as diaristas porque se não fossem as diaristas para fazer vcs mesma iriam ter que fazer então parem de reclamar porque fazer faxina não é moleza não quem fica reclamando é porque nunca pegou no pesado se vcs mesmas fizerem vão ver como é deis de ficar reclamando que estam pagando realmente esse trabalho não é valorizado

  11. Val Diz

    Elas deixam a CS podre depois a diária que sofra pra limpar

  12. Beatriz Diz

    Eu limpo meu box do banheiro com detergente e vinagre..
    Fica lindo

  13. Marly. Diz

    CLARISSE DIZ. EU GOSTARIA QUE TODAS MUDASSEM MESMO DE PROFISSÃO. PARA VCS MADAMES APRENDEREM A TER VERGONHA NA CARA, A LIMPAR SUAS CASAS E TER RESPEITO COM AS PROFISSIONAIS DA LIMPEZA. SE VCS SÃO PORCAS, LIMPEM VC. TIVE SECRETARIA DO LAR POR MAIS DE 14 ANOS. ELA ALMOÇAVA EM MINHA MESA. E SINTO MUITAS SAUDADES. LURDES FOI MINHA SECRETÁRIA E ” AMIGA” RESPEITO É BOM E TODAS GOSTAM. VCS PATRIAS NÃO SÃO NADA MELHORES QUE ELAS.

  14. Ana Paula Diz

    Clarisse Diz, o fato de uma diarista ganhar mais que uma mensalista é justamente para ela pagar os benefícios legais que a mensalista tem, como FGTS, INSS, férias, décimo terceiro, e por aí vai.

  15. Lucélia Diz

    mancha esbranquiçada no box depois de seco passo Bombril fica brilhando 🤩

  16. Andréia Diz

    Gente sou diarista também…eu vou dizer uma coisa o povo contrata a gente pra fazer a limpeza que parece que a casa nunca foi limpa, e ainda querem que limpem até os buracos da parede quer tirar encardido de anos coisa que nunca foi lavado ,..olha a pessoa pra mandar limpar bem uma casa primeiro tem que saber limpar uma ….e outra quem limpa é sempre superior a quem suja 😘

  17. Flausina Soares dos Reis Diz

    Eu quero a receita do piso

  18. Juce Diz

    Alguém comentou aqui que a limpeza do box de banheiro é muito difícil de fazer. Sim!! É muito difícil!! Mas, descobri uma forma de limpar o box do meu banheiro com muita facilidade!!! Uso ÁCIDO MURIÁTICO!!! COLOCO LUVA, MÁSCARA, BOTA E APLICO NO BOX SECO E VOU PASSANDO UMA ESPONJA, JUNTAMENTE, COM O ÁCIDO MURIÁTICO E JOGO ÁGUA…. fica bem limpinho. Maravilhoso!!!

  19. Clarisse Diz

    Diaristas que estão reclamando que quando chegam na casa, tem bagunça e está encardido, lembrem-se o quanto ganham em relação a uma mensalista .

    Faxina tá bem cara, fora que tem que pagar passagem e almoço.

    Se não estão satisfeitas com o serviço mudem de profissão, vão fazer outra coisa. Faxina é serviço pesado mesmo, não é para qualquer um.

  20. Rodrigo Diz

    O melhor produto pra tirar limo: Tira Limo, da marca Pato.
    Usem pra ver… Joga em cima do rejunte e você vê clareando em menos de 10 segundos. Tem que deixar 10 minutos e depois só enxaguar.
    Ah, e ele ainda previne que se crie limo por uma ou duas semanas!

  21. Eliana Diz

    Para o vidro de box de vidro o melhor é desengordurante de fogão é top sai tudo e fica brilhando

  22. Sandra Diz

    Se pagam tem que limpar sem reclamar…se não fica sem trabalho…chato isso…limpam p ganhar seu ganha pão e saem falando mal…se eu fosse a pessoa que contratasse nem chamaria mais….tem que agradecer que existe pessoas que precisam de quem limpe suas casas para elas…

  23. Luza Diz

    Sou diarita e adorei um comentário em especial.
    Normalmente é uma vez por semana ou de quinze em quinze é tem gente que se quer passar a vassoura mesmo tendo animais e quer que façamos milagres desencardindo tudo, pois se tivesse uma manutenção não ficaria tão ruim para limpar principalmente se houvesse o mínimo de organização por que muitas vezes não é nem mesmo a limpeza que dá trabalho e sim tirar e voltar para o mesmo lugar depois de limpar para que não achem ruim.
    Parabéns Cristiane pelo seu comentário.
    Jéssica deve ser uma porca isso sem ofender os animais.

  24. Mirian Diz

    Sou diarista já a alguns anos e limpo vidros de box de banheiro com Bombril seco, mas o vidro também deve estar seco .não precisa preocupar pq não risca o vidro com Bombril seco mas com o mesmo molhado risca

  25. Saritha Diz

    cuide bem da sua casa sempre e nunca precisará desencardir nada. O box limpa com bicarbonato e água ficar perfeito

  26. Aline Diz

    Sou diarista há muitos anos hj trabalho em 8 apartamentos,diarista não é como uma domestica que ta ali todos os dia em uma unica casa,geralmente vc vai uma vez na semana ou mais ou 15 e 15 dias ou até uma vez no mês trabalgo em 2 uma vez por mês,para que darmos conta de fazer quase tudo em uma casa ou apto tem que tar organizado e não com tudo espalhado pela casa ou com pia com louças de outro dia e por ai vai,.

  27. Elisangela Polo De Oliveira Diz

    E a limpeza do vidro do box do banheiro???? Ñ sai nem a pau..
    Kkkkk

  28. Cristiane Diz

    O problema é que vcs deixam a casa encardida igual um chiqueiro , e querem que a diária em um único dia faça tudo , até milagre , cuide mais da sua casa quem sabe não presisa fazer esses comentários idiota ….

  29. Edneia Diz

    Bom dia não menospreze todas por conta de uma que você conheceu. Elas merecem respeito, se sua experiência foi ruim com uma delas, limpe você mesmo a sua casa. Não sou diarista e não tenho diarista, eu mesmo limpo a minha casa.

  30. CRISTINA LUIZ DOS REIS Diz

    Gente cuidado com água sanitária, pois tem piso que mancha, o certo mesmo e pegar o vinagre de álcool, jogar no rejunte todo e deixar Aguiar pelo menos 10mim e depois com a vassoura vc vai esfregando levemente, depois me conta . Sou faxineira de profissão e minhas clientes ficam doidas kkk e ainda limpo os vidros com vinagre tbm.😘

  31. Jéssica Diz

    Isso seria serviço p uma boa diarista né, mas elas não fazem, a gente só paga pra ver serviço kagado. SÓ.

  32. José Vilson Diz

    Cloro puro melhor ainda

  33. Terezinha Vieira Rios Alves Diz

    O Bicarbonato, mesmo bem misturado com o líquido não passa no borrifador, ele entope.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.