Como serão realizados os pagamentos do Auxílio Brasil? Governo explica

De acordo com o Ministério da Cidadania, já dá para saber quais são as opções de movimentação do Auxílio Brasil

O Governo Federal começou no último mês de novembro os pagamentos do seu Auxílio Brasil. De lá até aqui, no entanto, o programa passou por diversas mudanças até chegar no seu formato mais turbinado, que vai começar a existir de fato agora em janeiro. Em volta dele, muitas perguntas e questionamentos ainda existem.

Um dos pontos que geram curiosidade por parte dos usuários é sobre a questão da forma de movimentação da quantia em questão. Afinal, como as pessoas que recebem o Auxílio Brasil poderão mexer no dinheiro? Vai ser preciso criar alguma espécie de nova conta? Como isso vai funcionar de fato?

O Ministério da Cidadania, pasta responsável por esses pagamentos, decidiu falar sobre o assunto. Diante da série de dúvidas sobre o tema, eles decidiram esclarecer que o processo de movimentação do dinheiro do Auxílio Brasil vai ser basicamente o mesmo do Bolsa Família.

O cidadão que preferir, vai poder movimentar o dinheiro do benefício através dos meios digitais. Como, por exemplo, do aplicativo Caixa Tem. Quem veio do Auxílio Emergencial ou mesmo do antigo Bolsa Família sabe muito bem como ele funciona. É que o Governo já o usava para esse fim.

Do mesmo modo, o cidadão que não quiser mexer no programa de forma virtual, poderá fazer o tradicional saque. Isso vai acontecer nas agências ou casas lotéricas do mesmo jeito. Basta ir lá com os seus documentos e pedir para fazer o saque do Auxílio Brasil. Aí vai dar para retirar a quantia em espécie.

Cartão sendo enviado

De acordo com o Ministério da Cidadania, os cartões oficiais do Auxílio Brasil já estão sendo enviados para os novos usuários do programa. Segundo a pasta, esses envios estariam acontecendo desde a semana passada.

A ideia é justamente que as pessoas usem esse dispositivo para movimentar o Auxílio Brasil. No entanto, quem não receber vai poder continuar usando o dispositivo semelhante à antiga versão do Bolsa Família.

Se você ainda não recebeu o cartão do Auxílio Brasil em seu endereço não há com o que se preocupar. É que, de acordo com o próprio Ministério da Cidadania, eles estão fazendo isso aos poucos. Então é preciso esperar.

Auxílio Brasil em janeiro: o que se sabe

De acordo com o Ministério da Cidadania, neste mês de janeiro, o Auxílio Brasil deverá atender algo em torno de 17,5 milhões de pessoas. Isso representa, portanto , um aumento na ordem de 3 milhões de brasileiros em relação ao que vimos em dezembro.

Pelo que se sabe até aqui, ninguém vai receber menos do que R$ 400. Isso é algo que o próprio Ministério da Cidadania está prometendo. Quem ganha originalmente menos do que isso, vai receber um complemento para chegar nesse patamar.

Esses repasses estão garantidos, pelo menos, até o final deste ano de 2022. Para o ano de 2023, ainda não há garantia de que o Auxílio Brasil vai seguir ou se ele vai acabar dando lugar para um outro programa social. Agora é esperar para ver o que vai acontecer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.