Como será o clima no Brasil neste primeiro final de semana do mês de setembro de 2023?

Saiba como será o clima no país neste final de semana

O final de semana se aproxima e muitas pessoas querem saber como será o clima no Brasil no primeiro final de semana de setembro. Será que vai chover? Vai fazer frio ou calor? Será que vai ter sol ou nuvens?

Então, para responder a essas perguntas, vamos consultar as informações dos sites que nos fornecem dados atualizados e confiáveis sobre o tempo no país. Vamos ver o que eles nos dizem!

Clima no Brasil: Região Sul

Primeiramente, na região Sul, a previsão é de tempo instável, com chuvas moderadas a fortes e risco de temporais em todo o Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina e do Paraná. Essas chuvas serão causadas, então, pela passagem de uma frente fria pelo litoral da região, que vai trazer umidade e instabilidade para o continente.

Assim, as áreas mais afetadas serão o centro-sul, o oeste e o noroeste do Rio Grande do Sul, onde há possibilidade de granizo, raios e ventos fortes.

Dessa forma, a chuva deve começar na sexta-feira (1º) e se estender até o domingo (3), podendo causar alagamentos, enxurradas e deslizamentos. As temperaturas devem cair bastante na região, com mínimas entre 5 °C e 15 °C e máximas entre 15 °C e 25 °C.

Clima no Brasil: Região Sudeste

Na região Sudeste, a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado, com chuvas fracas a moderadas no leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Essas chuvas serão provocadas, portanto, pela umidade vinda do oceano Atlântico, que vai encontrar uma massa de ar frio sobre o continente.

No litoral do Rio de Janeiro, as chuvas podem ser mais intensas e acompanhadas de trovões.

Mas em São Paulo, o tempo deve ficar seco e ensolarado na maior parte do estado, com exceção do litoral sul, onde pode chover de forma isolada. Assim sendo, as temperaturas devem ficar amenas na região, com mínimas entre 10 °C e 20 °C e máximas entre 20 °C e 30 °C.

Região Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, a previsão é de tempo seco e quente em quase toda a região, com exceção do sul de Mato Grosso do Sul, onde pode chover de forma isolada e fraca. Mas essa chuva ocorrerá pela influência da frente fria que atua no Sul do país, que vai trazer um pouco de umidade para a área.

Nas demais áreas da região, no entanto, o tempo deve ficar firme, com poucas nuvens e baixa umidade relativa do ar. O INMET emitiu um alerta laranja para risco de incêndio florestal em todo o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e parte de Mato Grosso do Sul.

A recomendação é evitar, portanto, atividades ao ar livre entre 10 h e 17 h, beber bastante água e evitar fogueiras. Dessa forma, as temperaturas devem ficar elevadas na região, com mínimas entre 15 °C e 25 °C e máximas entre 30 °C e 40 °C.

Região Nordeste

Na região Nordeste, a previsão é de tempo nublado a encoberto, com chuvas moderadas a fortes no leste da Bahia, em Sergipe, em Alagoas, em Pernambuco, na Paraíba, no Rio Grande do Norte e no Ceará. Essas chuvas ocorrem, então, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz umidade e calor para a região.

No litoral desses estados, as chuvas podem ser mais intensas e acompanhadas de trovões. No Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia, o tempo deve ficar parcialmente nublado a nublado, com chuvas isoladas e fracas. As temperaturas devem ficar estáveis na região, com mínimas entre 15 °C e 25 °C e máximas entre 25 °C e 35 °C.

Região Norte

Na região Norte, a previsão é de tempo chuvoso em quase toda a região, com exceção do Tocantins. Lá, o tempo deve ficar parcialmente nublado a nublado. Assim, as chuvas serão mais fortes e frequentes no Amazonas, no Acre, em Rondônia e no Pará, onde há risco de temporais e tempo severo em algumas áreas.

Essas chuvas acontecem pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz umidade e calor para a região. As áreas mais afetadas serão o sudoeste e o sudeste do Amazonas, o norte e o noroeste do Acre, o norte e o noroeste de Rondônia, o sul e o sudeste do Pará e o extremo norte do Tocantins.

Nessas áreas, há possibilidade de enchentes, deslizamentos, granizo, raios e ventos fortes. Em Roraima, no entanto, as chuvas serão mais fracas e isoladas, concentrando-se no oeste do estado. As temperaturas devem ficar elevadas na maior parte da região, com mínimas entre 20 °C e 30 °C e máximas entre 30 °C e 40 °C.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.