Perdeu o emprego e está procurando como se reinventar?

Saber como se reinventar depois de perder o emprego é o objetivo de muita gente. Especialmente em tempos de pandemia, essa necessidade tem se tornado ainda mais emergente. Por isso, neste conteúdo nós trouxemos algumas reflexões que podem lhe ajudar a lançar um novo olhar sobre o mercado de trabalho e sobre as suas próprias possibilidades diante dele. Acompanhe e entenda.

Perdeu o emprego e está procurando como se reinventar?

Se reinventar ao perder o emprego é fundamental. Embora seja difícil, especialmente por conta do abalo emocional, não é impossível.

Primeiramente, é preciso viver o seu luto, ou seja, aceitar a perda e saber elaborá-la da melhor forma. Tentar “esconder” a sensação de tristeza e de medo pode ser mais prejudicial do que falar sobre isso com alguém.

Portanto, antes de buscar novas alternativas, permita-se viver o seu luto, a sua dor. Assim, certamente você se sentirá mais fortalecido na hora de pôr em prática as nossas dicas abaixo. Veja:

Analise até que ponto você quer trabalhar na mesma área novamente

Antes de enviar o seu currículo para mil e um lugares, analise até que ponto você quer trabalhar na mesma área novamente. É claro que por questões financeiras você até pode aceitar um trabalho na mesma área, mas, o que queremos dizer aqui, é que é fundamental mergulhar no autoconhecimento para buscar novas opções no mercado.

Veja, até que ponto você realmente está disposto a viver uma mesma rotina novamente. Ou então, quanto seria interessante começar uma nova carreira ou uma nova área de atuação dentro da sua formação. Pense sobre isso, analise o mercado de trabalho e leia mais sobre as outras possibilidades que estão diante de você.

Estude a possibilidade de uma especialização, pós-graduação ou faculdade

Depois que você analisar o mercado de trabalho e perceber que quer uma nova área de atuação, é hora de avaliar a necessidade de estudar algo novo ou, simplesmente, fazer uma atualização.

Será que uma especialização curta já o suficiente? Ou uma pós-graduação pode ser mais interessante? E ainda, começar uma nova faculdade e consequentemente uma nova carreira pode ser uma boa alternativa?

Estude a viabilidade de cada um dos caminhos e busque se reinventar a partir de uma análise sólida do mercado. Pense: o que você precisa para se destacar dos demais?

Não tente correr contra o tempo – o que é importa é a direção

Não tente correr “atrás do prejuízo” como muitas pessoas fazem. O risco de você apenas se frustrar é muito grande. Por isso, tenha paciência e faça um plano de carreira estruturado e de longo prazo. Assim, pouco a pouco você vai se reinventando e buscando novos caminhos para explorar de maneira saudável e sem pressão.

Afinal, é muito mais importante saber qual a melhor direção do que tentar correr contra o tempo para, mais tarde, perceber que o caminho trilhado não é exatamente como você imaginou.

A paciência é uma virtude! Considere esse ditado na hora de se reinventar para o mercado de trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.