Como se inscrever no CADÚNICO 2023? Veja agora como fazer o cadastro

O passo a passo para se inscrever no CadÚnico 2023 é super simples. Se a sua família estiver dentro dos requisitos necessários para que o cadastro seja efetivado, você poderá finalizar o registro da sua família em um mesmo dia.

Porém, além de se cadastrar, lembre-se de que é importante manter a atualização dos dados sempre em dia. Entretanto, você não precisa se preocupar! Neste texto, vamos ajudar você a entender tudo sobre isso para que seja possível manter o seu cadastro sempre funcionando adequadamente. Acompanhe para saber mais!

Requisitos para se inscrever no CadÚnico 2023

Antes de aprender o passo a passo de como se inscrever no CadÚnico 2023, é importante que você conheça os pré-requisitos desse tipo de cadastro. Basicamente, o Governo considera como elegível para o cadastro aquelas famílias que possuem uma renda familiar per capta de R$ 89 por pessoa, ou então, uma renda total que não ultrapasse R$ 3.635.

Além disso, é importante ter em mente que a família precisa estar em uma situação de vulnerabilidade social, além de haver um interesse em participar dos programas sociais do Governo. Se esses requisitos estiverem sendo atendidos pela sua família, é possível seguir com o cadastro.

Como se inscrever no CADÚNICO 2023? Veja agora como fazer o cadastro
Como se inscrever no CADÚNICO 2023? Veja agora como fazer o cadastro. Imagem: Canva

Passo a passo para se inscrever no CadÚnico 2023

A inscrição é simples e você já pode colocá-la em prática hoje mesmo. Veja só:

  1. Primeiro, você precisa procurar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) perto da sua casa;
  2. Leve com você os documentos que são necessários para o cadastro, como:
    • Documento com foto de todos os membros da família que moram na mesma casa;
    • Certidão de nascimento ou de casamento de todos os membros. Quando não houver de casamento, a de nascimento basta;
    • Carteira de trabalho de todos os membros da família que forem maiores de 18 anos;
    • Comprovante de residência, como uma conta de energia no nome do titular, que esteja atualizada;
    • Comprovantes de renda de todos os familiares que vivem na mesma casa.
  3. Com os documentos em mão, é hora de preencher o formulário do CadÚnico, no CRAS, respondendo a todas as perguntas que serão feitas pelo profissional que atenderá você. É importante ser totalmente sincero em todas as respostas, evitando omitir qualquer tipo de informação, ok?
  4. Feito isso, você já estará inscrito no CadÚnico e poderá conversar, diretamente no CRAS, sobre a possibilidade de inscrever a sua família em programas sociais que ela tem direito de receber.

Lembrando, ainda, que além de fazer a sua inscrição no CadÚnico 2023 seguindo os passos que apontamos acima, também é importante que você fique atento à necessidade de fazer a atualização cadastral. Isto é, eventualmente, o Governo pode solicitar a atualização de algumas famílias, além de haver a necessidade de atualizar sempre a cada 24 meses. Essa atualização é crucial para impedir fraudes em programas sociais, como o Bolsa Família.

Caso você seja convocado para atualizar, mas não cumpre com essa convocação, seus benefícios sociais poderão ser bloqueados por conta disso. Portanto, fique de olho no prazo para atualizar, sempre que necessário.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.