Como se aposentar sem ser pelo INSS? Confira as opções!

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) paga a aposentadoria para milhões de brasileiros que contribuíram ao longo de suas vidas. No entanto, uma pesquisa recente traz questões problemáticas sobre a aposentadoria no Brasil atualmente, gerando a dúvida se realmente vale a pena se aposentar pela Previdência Social.

Segundo dados do próprio INSS, mais de 50% dos beneficiários recebem o valor do salário mínimo como aposentadoria, que atualmente corresponde a R$ 1.320. Sendo assim, ao observar esse levantamento percebe-se que a renda pode ser insuficiente para muitos aposentados, aumentando a tendência de retorno ao mercado de trabalho.

Além disso, outro dado da pesquisa que reforça esse ponto é que cerca de 46% dos aposentados do INSS não sabem até quando irão continuar trabalhando. Isso ocorre pois essas pessoas precisam continuar trabalhando para complementar o benefício da aposentadoria.

A reforma da Previdência também influencia muito nessas estatísticas, tendo em vista que a aposentadoria pelo INSS passou a ser mais difícil, exigindo mais tempo trabalhado. Como todos esses dados surgem as questões: é possível se aposentar sem o INSS? Quais investimentos garantem um futuro financeiro seguro? Confira a seguir.

Como se aposentar sem o INSS

A aposentadoria sem o INSS é uma realidade, e pode ser feita de diversas formas. Além disso, não é necessário se aposentar de maneira totalmente independente da Previdência Social, sendo possível receber o benefício da autarquia e complementar a renda com investimentos. Confira a seguir algumas opções:

  • A Previdência Privada é uma ótima opção, a qual oferece planos com contribuições voluntárias e diferentes modalidades tributárias. Esse tipo de aposentadoria, ao contrário do INSS, é mais flexível e se adapta melhor às necessidades do cliente;
  • Os investimentos em ações também trazem a possibilidade de um futuro financeiro seguro, podendo gerar ganho de capital e dividendos;
  • Os títulos públicos do Tesouro Direto, de baixo risco, podem ser uma boa estratégia a longo prazo para a aposentadoria fora do INSS;
  • Os investimentos em debêntures, títulos de dívida de empresas, também podem diversificar a renda, se tornando um complemento à aposentadoria do INSS, assim como os investimentos em Holdings;
  • As contas offshore em países estrangeiros, podem ser usadas para diversificar os investimentos e planejar uma aposentadoria à parte do INSS;
  • Por fim, o seguro de vida pode ser usado para planejamento sucessório e acumulação de patrimônio na aposentadoria.
Como se aposentar sem ser pelo INSS? Confira as opções
Como se aposentar sem ser pelo INSS? Confira as opções

Aposentadoria por invalidez recebe aumento

A aposentadoria pode ser obtida pelo beneficiário em diversas modalidades, porém, a aposentadoria por invalidez contará com um aumento de 25% nos valores pagos. Esse tipo de aposentadoria é oferecida aos segurados do INSS que estão incapazes de exercer seu trabalho, devido a problemas de saúde. No entanto, para se enquadrar no benefício são necessários outros requisitos.

Esses requisitos incluem o vínculo com a Previdência Social (estar contribuindo com o INSS), incapacidade para trabalhar por mais de 15 dias consecutivos (para empregados de empresa), e pelo menos 12 contribuições pagas. Essa carência é dispensada em alguns casos, como incapacidade causada por acidente ou por doenças graves especificadas em lei (tuberculose ativa, Aids, neoplasia maligna, entre outras).

É importante destacar que cada pedido de benefício do INSS é analisado de maneira individual, com o médico perito verificando se a doença do trabalhador realmente impede a realização de seu trabalho. Sendo assim, pedidos de aposentadoria por invalidez podem ser recusados mesmo com o segurado cumprindo os requisitos citados anteriormente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.