INSS antecipa salário: veja tudo sobre essa novidade

Saiba os detalhes da antecipação de salário do INSS.

O INSS antecipa salário de alguns beneficiários, e por isso, é importante que todos estejam atentos a fim de não deixar essa oportunidade passar. Isso porque, essa antecipação trata-se de uma medida emergencial que visa auxiliar mais de 700 mil segurados que enfrentam dificuldades devido às tempestades que um ciclone extratropical causou no estado do Rio Grande do Sul.

Desse modo, para que você saiba tudo o que precisa em relação a esse tema e entenda quem pode receber o salário previdenciário antecipadamente, reunimos algumas das principais informações para te passar.

Acompanhe a leitura até o final e confira!

INSS antecipa salário: confira os detalhes

Conforme mencionado acima, o Instituto Nacional de Seguro Social, conhecido popularmente como INSS, anunciou recentemente que irá antecipar o salário de alguns de seus segurados.

Assim sendo, essa antecipação se deu em resposta à tragédia que as tempestades causaram no estado do Rio Grande do Sul. Desse modo, o órgão tomou uma ação inédita e emergencial.

Dessa maneira, em colaboração com o Governo Federal e o Ministério da Previdência Social, o instituto anunciou a antecipação do pagamento para mais de 700 mil pessoas que sofreram danos materiais e morais, devido aos desastres naturais. Esses segurados recebem, em conjunto, o montante mensal de R$ 1,21 bilhão.

INSS antecipa salário - Reprodução Canva
INSS antecipa salário – Reprodução Canva

Confira o objetivo da antecipação

Bem como já é de se esperar, o principal objetivo da liberação antecipada do INSS é oferecer apoio financeiro às pessoas afetadas pela tragédia no Rio Grande do Sul. Isso porque, segundo alguns dados que o Governo Estadual do RS divulgou, muitos dos atingidos perderam suas casas, documentos e pertences pessoais. E, por isso, enfrentam uma crise sem precedentes.

Dessa forma, a antecipação visa fornecer os recursos necessários para que essas pessoas possam se reestruturar durante esse período difícil.

Quem são os beneficiários da antecipação?

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, a medida não se aplica apenas aos aposentados e pensionistas da Previdência Social. Isso ocorre porque os trabalhadores com carteira assinada também têm a oportunidade de resgatar até R$ 6.220 do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço).

Além disso, o Governo também prorrogou os pagamentos de contratos de financiamento habitacional nas cidades atingidas, para assim, oferecer alívio financeiro adicional aos cidadãos que sofreram perdas com a chegada das tempestades.

Cronograma de pagamento no Rio Grande do Sul

O pagamento dos benefícios previdenciários normalmente ocorre na última semana do mês, se estendendo para os primeiros dias do mês seguinte.

Ademais, esse cronograma divide-se em duas partes, atendendo primeiro aqueles que recebem o piso previdenciário e depois os que ganham o teto.

No entanto, em setembro, o órgão fez uma exceção a fim de garantir que os moradores do Rio Grande do Sul não precisassem esperar pelo benefício.

Segundo as informações do órgão sobre a antecipação dos salários, o cronograma de pagamento ficou da seguinte forma:

  • Todos os segurados receberão o benefício no dia 25 de setembro;
  • A data de saque será a mesma, independente do valor ou do número do benefício;
  • A antecipação abrange os moradores de 79 municípios que declararam situação de calamidade pública.

Contudo, vale ressaltar que esse cronograma diferenciado somente vale para os moradores do Rio Grande do Sul. Além disso, somente os cidadãos residentes das cidades atingidas poderão seguir esse calendário de pagamentos.

Benefício extra com devolução

Os segurados também têm a opção de receber um benefício extra, no mesmo valor do benefício regular. No entanto, é necessário haver uma devolução dessa parcela adicional ao INSS e funcionará como um crédito.

Sendo assim, os beneficiários poderão quitá-lo em até 36 parcelas sem juros, começando a partir do terceiro mês após a opção.

Exclusões da antecipação

Por fim, é importante destacar que a antecipação do INSS não se aplica a beneficiários de benefícios temporários, como auxílio-doença e salário-maternidade. Isso porque a medida visa especificamente os segurados com benefícios previdenciários permanentes que enfrentam dificuldades devido à calamidade pública no estado. Desse modo, a medida visa fornecer apoio financeiro imediato para que essas pessoas possam se reerguer durante esse período de crise.

Portanto, se você é um dos beneficiários que se enquadram nos critérios, esteja atento às datas de pagamento e às opções disponíveis para a devolução do benefício extra. O instituto está trabalhando para oferecer suporte aos afetados e garantir que eles tenham as ferramentas necessárias para reconstruir suas vidas após essa tragédia.

Agora que você já sabe tudo sobre o fato de que o INSS antecipa salário, deixe nos comentários a sua opinião sobre esse assunto!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.