Como saber se você tem dificuldade de aprendizagem?

Como saber se você tem dificuldade de aprendizagem? O que considerar na hora de avaliar cada caso? Bem, se você tem alguma dúvida, neste conteúdo nos tentaremos saná-la. Para saber mais, acompanhe esse texto até o fim e fique por dentro!

Como saber se você tem dificuldade de aprendizagem? Veja alguns sinais

Saber se você tem dificuldade de aprendizagem é fundamental. Assim, é possível tomar as medidas cabíveis que podem lhe ajudar a ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Afinal, sabemos que os déficits de aprendizagem podem impactar a rotina de qualquer pessoa. Por isso, reconhecer o problema e tratá-lo com um profissional qualificado é fundamental para resgatar a autoconfiança, a autoestima e o bem-estar.

Veja agora, portanto, alguns sinais de dificuldade de aprendizagem:

1- Dificuldade para se concentrar em algo

Você tem dificuldades para manter o foco em algo? Pense sobre isso.

E não, não estamos falando da falta de concentração que é motivada pelo “desânimo”, por exemplo. Mas sim, estamos falando daquela dificuldade que atrapalha os raciocínios.

Aqui, você deve avaliar se essa dificuldade para se concentrar aparece quando você está assistindo a um filme, lendo um texto, ouvindo um áudio, entre outras possibilidades.

Isto é, não avalie apenas a falta de concentração nos estudos, mas analise se isso acontece em outros âmbitos de sua vida, pois isso pode ser um importante sinal de que a situação deve ser investigada por um profissional.

2- Você tem dificuldades para ler

Neste momento em que você está lendo este texto, você sente alguma dificuldade para compreender as frases e as colocações aqui presentes? Reflita sobre isso.

Se você percebe uma grande dificuldade para ler qualquer tipo de conteúdo, vale a pena investigar a causa primordial do problema.

3- Você se sente ansioso e desconfortável ao tentar fazer cálculos

Quando você está diante de uma prateleira de supermercado e precisa fazer um cálculo rápido acerca do seu dinheiro e do valor de um produto, o que você sente? Desconforto e ansiedade? Busca logo calcular com o seu celular? Ou você consegue fazer cálculos mentais com tranquilidade?

Às vezes, para saber se você tem dificuldade de aprendizagem é preciso deixar a tecnologia de lado, como nesse caso, a calculadora, a fim de avaliar se você tem grandes impeditivos para calcular algo, por exemplo.

4- Organizar a sua escrita é um verdadeiro desafio

Quando você precisa escrever uma ideia, é um verdadeiro desafio, ou você consegue concluir essa ação com facilidade?

Se a escrita é algo “assustador” para você, desconfie. Comece a analisar como você se expressa até mesmo nas redes sociais ou nas conversas de WhatsApp. Você tem dificuldades para se expressar?

5- A sua memória parece “não funcionar”

Você sente que não consegue memorizar informações e conhecimentos importantes, por mais que se esforce? Novamente, avalie como tem sido a sua memorização nos últimos tempos, mesmo diante de uma concentração intensa.

Caso perceba uma memorização incompatível com o grau de dedicação nos estudos, investigue a situação com o auxílio de um profissional!

Como saber se você tem dificuldade de aprendizagem? Busque ajuda profissional!

Se, ao longo deste conteúdo, você percebeu que alguns sinais estão presentes em sua vida, converse com um psicólogo ou outro profissional da saúde! Não deixe para depois. Cuide da sua saúde mental e da sua mente, para assim ter uma vida mais saudável e, consequentemente, feliz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.