Como reaproveitar garrafas pet em casa: veja dicas para decorar e otimizar o seu lar

Aprenda dicas para reciclar e renovar a decoração

A reciclagem de materiais está em alta. Milhões de garrafas pet são jogadas diariamente nos lixões. Hoje, nós vamos mostrar como reaproveitar garrafas pet em casa, fazendo vários objetos necessários para o lar e também servindo como decoração. Ficou na curiosidade? Então aprenda agora mesmo e se surpreenda com nossas dicas incríveis.

Veja como reaproveitar garrafas pet em casa

Como reaproveitar garrafas pet em casa confira dicas -- Reprodução Canva
Como reaproveitar garrafas pet em casa confira dicas — Reprodução Canva

Quer conferir algumas dicas interessantes para diminuir o desperdício e ainda organizar e decorar melhor o seu lar? Então veja o que separamos para você hoje.

Cultivando plantas e temperos

Primeiramente, sabe-se que o uso de garrafas pet para cultivar plantas e temperos já é uma realidade no Brasil. Para isso, basta apenas cortar as garrafas no tamanho necessário para fazer um pequeno vaso. Você pode, também, cortar uma garrafa deitada na sua parte superior, que dará mais espaço para colocar terra e adubo. Nas duas situações, faça pequenos furos na parte inferior para que a água também saia. 

Você pode colocá-los lado a lado ou, no caso da garrafa deitada, pendurar (usando cordas e ganchos), o que dará origem a um jardim suspenso.

Sendo assim, essa opção pode ser usada para criar jardins ou uma mini horta em casa.

Você pode pintar as garrafas com tinta ou, ainda, aplicar papel contact para ficar mais bonito.

Organizando lápis de cor e materiais para estudo

Antes de tudo, ao cortar ao meio a garrafa pet, você pode separar os lápis de cor, os lápis de cera, canetas, réguas e outros materiais de estudo em seu escritório ou, até mesmo, para as crianças.

Você pode usar a sua imaginação, pintando e decorando os novos porta lápis, caneta, entre outros. Dessa forma, você estará redecorando aquele canto desorganizado de sua mesa de trabalho, ou mesmo no local de estudo das crianças. E ainda, contribuindo com o meio ambiente.

Construindo uma sapateira

É muito difícil manter os calçados organizados em casa, por isso, essa proposta pode contribuir com a organização dos calçados. 

A primeira opção é cortar as garrafas pet ao meio para, dessa maneira, transformar em um lugar para guardar o par de chinelos.

Outra opção é cortar as garrafas pet em um local acima da metade, o que dá forma a um objeto aberto. Você pode guardar sapatos, sandálias, rasteirinhas, mules, sapatilhas e chinelos.

Sendo assim, você elimina uma garrafa pet, mas, ao mesmo tempo, nasce um porta-calçados sustentável.

Guardando óleo na cozinha

O óleo na cozinha é sempre um produto que está sujo ao redor de sua embalagem. 

Dessa forma, você pode cortar uma garrafa pet ao meio, decorá-la e colocar o recipiente de óleo dentro. Vai evitar de sujar outras áreas com o produto.

Além disso, outra opção é você guardar o óleo usado dentro de uma garrafa pet, para depois descartá-lo de forma correta: entregando para uma ONG que faz essa forma de reciclagem, produzindo sabão, tinta e detergente.

Fazendo um porta joias de garrafa pet

Cortando a parte inferior de garrafas pet de diferentes tamanhos, você pode produzir um lindo porta-joias e guardar as suas bijuterias de forma organizada. Seja criativa.

Guardando água na geladeira

Quem nunca reaproveitou a garrafa pet de água para encher novamente e colocar na geladeira? Essa atitude já é normal nas casas brasileiras! Sendo assim, isso significa que foi a primeira forma já normalizada de reaproveitar as garrafas pet por aqui!

Fechando embalagens de alimentos

A parte superior normalmente não tem muita utilidade. Mas, se cortarmos a parte superior da garrafa, é possível juntar as bordas das embalagens e passá-las pelo bocal da garrafa, depois é só tampar a garrafa, e selar os sacos plásticos.

Produzindo puffs artesanais

Para reaproveitar garrafas pet, você pode produzir puffs artesanais. Para isso, em primeiro lugar, pegue várias garrafas pet inteiras e vá juntando as garrafas em forma circular, usando fita adesiva e deixando-as bem firmes. Quando estiver do tamanho adequado, corte uma tampa de papelão para colocar em cima das garrafas e outra para colocar na parte de baixo. Revista com tecido, colando bem as partes que foram cortadas. 

O puff fica bem firme e você pode ampliar os locais para as visitas sentarem.

Fazendo divisórias com garrafas pet

A arquitetura está cada vez mais investindo em estruturas recicláveis e de baixo custo, para valorizar os ambientes. 

Por isso, é possível fazer divisórias com garrafas pet do mesmo tamanho, amarrando-as umas às outras formando um tipo de “cortina”. 

Essa divisória pode isolar ambientes, criando áreas reservadas. O uso da garrafa pet para isso, é justamente por ser uma estrutura translúcida, não escurecendo o ambiente!

Por fim, agora que você já tem várias opções para reciclar garrafas pet em sua casa, comece a guardá-las e recicle. Transforme sua vida sabendo que você, além de decorar a sua casa, está ajudando o planeta a ser mais sustentável.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.