Saiba como limpar persianas de vários tipos

Aprenda como higienizar a persiana e fique longe da sujeira

Você sabe como limpar persianas? Elas são ótimas para trazer privacidade e reduzir a iluminação dos ambientes que ali estiverem. Elas fazem a substituição das cortinas de pano que, antes, eram a única opção para cobrir a iluminação do sol em casa ou em outros ambientes. Para limpar as cortinas de pano bastava lavar e depois repor. Já as persianas, não são desta forma. Hoje, vamos te ajudar com dicas incríveis de como limpar as persianas e para que você aprenda a técnica para limpar vários tipos.

A importância de manter suas persianas higienizadas

Dicas para limpar persianas -- Reprodução Canva
Dicas para limpar persianas — Reprodução Canva

Manter as suas persianas limpas evita o acúmulo de sujeiras e deixa o visual mais limpo. Também evita a proliferação de organismos invisíveis que causam mal à saúde, principalmente os que podem causar males respiratórios.

Como limpar persianas?

As persianas mais comuns são as do modelo de rolo, que podem ser feitas com materiais diversos, sejam as do tipo verticais ou as horizontais.

Para fazer a limpeza delas, geralmente, o passo a passo é o mesmo. Abaixo você verá as técnicas para fazer a limpeza das suas persianas. Confira.

Misturinha de sabão neutro

Para fazer essa misturinha, você vai precisar de sabão neutro líquido, água, álcool e vinagre. Além desses ingredientes, você precisará de um espanador, uma esponja, um pano úmido e um pano seco.

Comece colocando 1L de água e 50 ml de detergente líquido neutro. Logo após, coloque 2 colheres de sopa de álcool e 2 colheres de sopa de vinagre. Você pode acrescentar isso tudo em uma bacia, balde ou outro recipiente de sua preferência.

O primeiro passo é passar o espanador em toda a extensão da sua persiana. Independente do tipo da sua persiana, seja ela de rolo, seja vertical ou horizontal, comece com essa primeira ação.

Depois que a sua persiana já estiver livre das poeiras visíveis, comece a higienização com a mistura feita de sabão líquido neutro e outros ingredientes.

Com uma esponja úmida da solução, aplique em toda a extensão da persiana. Utilize o lado mais macio da esponja e não empregue tanta força. Faça movimentos retos para aplicar o produto em toda a área da persiana.

Realizado esse passo, utilize o pano molhado para remover o excesso de produto que estiver na persiana. Faça isso quantas vezes forem necessárias. 

Retirado todo o excesso, é o momento certo para secar a sua persiana. É de extrema importância que ela fique totalmente seca para que, dessa forma, não tenha espaços futuros para fungos ou mofos.

Após todos esses passos, deixe sua persiana aberta para que a sua secagem seja otimizada com o vento e ela não abafe.

Por fim, caso a sua persiana seja em um tecido mais mole, é importante que você utilize, além do pano para secar, um secador. Isso serve caso o período seja de dias frios, para ter certeza que toda a sua persiana será seca igualmente.

Misturinha para remover manchas

Primeiramente, se a sua persiana está manchada e a sua limpeza precisa ser mais pesada, basta você fazer uma misturinha especial para isso.

Sendo assim, você precisará de água, sabão líquido de coco, bicarbonato de sódio, vinagre e sabão em pó.

Essa misturinha é válida para aquelas persianas mais resistentes, pois os modelos de tecido não aceitam bem essa mistura.

Para esse processo, você precisará de 2L de água, 50 ml de sabão líquido de coco, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de vinagre e 3 colheres de sopa de sabão em pó. 

Em um recipiente apropriado, coloque todos os ingredientes, misture bem e comece a aplicação na sua persiana com o auxílio de uma esponja. Utilizando sempre o lado macio dela.

Passe em toda a área com movimentos retos, alcançando os locais mais difíceis e que acumulam muita poeira. Deixe essa mistura agir por 15 minutos para que, assim, caso haja alguma mancha mais pesada durante esse tempo, ela seja removida.

Logo após, com o auxílio de um pano úmido, faça a retirada do produto. É muito importante que você repita esse processo até ter certeza que todo o produto foi retirado, pois, qualquer resquício da solução pode ocasionar dano a sua persiana e, com isso, reduz o seu tempo útil.

Por último, agora que você já sabe como limpar persianas de vários tipos, é só seguir todas as informações para, assim, deixar as suas sempre impecáveis. Utilize cada uma dessas dicas sempre que for realizar uma nova limpeza e otimize seu tempo de forma simples. Aproveite sua casa limpinha e renovada outra vez!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.