Como quebrar paradigmas internos? Veja algumas dicas

A quebra de paradigmas é importante para o crescimento.

Saber como quebrar paradigmas internos é fundamental para quem quer “crescer na vida”. Afinal, todo crescimento faz parte de mudanças expressivas e, para mudar, precisamos deixar algumas crenças de lado, concorda?

Por isso, neste conteúdo nós visamos discutir esses pontos, a fim de servir de alicerce para que você possa quebrar os seus próprios paradigmas, e assim, ter um desenvolvimento pessoal mais promissor. Acompanhe e entenda.

Como quebrar paradigmas internos?

Antes de mais nada, é bom você ter em mente que a quebra de paradigmas não segue uma receita pronta. Afinal, se seguisse, estaria indo contra o próprio conceito: o de quebrar coisas “enraizadas” e “engessadas” demais.

Assim sendo, abaixo nós fizemos alguns questionamentos que podem lhe ajudar a abrir a mente, a fim de desenvolver um olhar crítico sobre os seus padrões e paradigmas. Para tanto, continue lendo.

1- Quais crenças estão limitando a sua vida?

O primeiro passo é fazer uma autorreflexão profunda sobre a própria vida. Aqui, o autoconhecimento é uma peça-chave.

Comece se questionando sobre as suas crenças limitantes. O que você crê que vem repetindo, ano após ano, mas que não necessariamente é algo positivo? Pense sobre isso.

Às vezes, práticas de autossabotagem podem ser um paradigma em sua vida. Quer um exemplo? Pense sobre uma grande promoção profissional. Agora, imagine você ganhando essa promoção… Em algum momento passou pela sua mente que você não merece e/ou não é capaz? Pois é! Essa é uma crença limitante, ou então, um paradigma.

Use esse exemplo para encontrar mais paradigmas em sua vida amorosa, financeira, profissional e acadêmica.

2- Como você pode mudar a sua maneira de agir diante dessas crenças?

Depois que você conseguir enxergar, mesmo que sucintamente, alguns dos paradigmas que estão enraizados em sua vida, comece a ponderar sobre as mudanças.

Seguindo o exemplo anterior, se você acha que não é capaz de algo, mude o pensamento para “eu sou capaz”, mas baseando-se na realidade. Pense em quais habilidades você possui que lhe tornam pronto para uma promoção no trabalho.

Pense também em como você poderia simplesmente “deixar para trás” essas ideias limitantes, para assim quebrar paradigmas internos.

3- Qual novo plano de ação pode ser implantado em sua vida?

Quando você reconhecer quais são as mudanças necessárias em sua vida, pense em uma maneira de agir diante delas. Afinal, não adianta apenas querer deixar as mudanças no campo do imaginário, certo? É preciso trazer para a realidade.

Novamente, retomando o nosso exemplo da promoção no trabalho, se você perceber que precisa investir em alguns conhecimentos específicos, então monte um plano para você poder estudar! E não fique apenas procrastinando essa ação.

4- Quando e como você pode começar?

Saiba, inclusive, apontar um momento para começar a agir, mas, ponderando sobre quando e como. Da mesma maneira, apenas o plano de ação não fará milagres na hora de quebrar paradigmas internos: é importante se mover de verdade.

A ação pode facilmente ficar só na mente, criando uma ideia nublada de que você está fazendo algo, ao planejar. Mas, o plano é apenas o primeiro passo! Estipule metas, prazos e os passos seguintes ao planejamento e vá adiante.

Assim, pouco a pouco você começa a quebrar paradigmas internos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.