Como os alunos podem se sentir valorizados pela escola?

Neste artigo pretendemos dar algumas dicas de como os alunos podem se sentir valorizados pela escola. Afinal, essa valorização é capaz de preparar as nossas crianças e adolescentes para o futuro, aumentando a sua autoconfiança e autoestima.

Acompanhe para saber mais!

Como os alunos podem se sentir valorizados pela escola?

Existem diversas formas de como os alunos podem se sentir valorizados pela escola. Todas devem ser trabalhadas de maneira interdisciplinar, perpassando a sala de aula e todos os ambientes escolares.

Apenas dessa forma é que criaremos uma atmosfera muito mais acolhedora e motivadora para as nossas crianças. Veja algumas sugestões:

1- Participação em decisões importantes

Quem é que não se sente importante ao participar de uma tomada de decisão imprescindível? Pois é!

Uma das formas que os alunos podem se sentir valorizados pela escola é justamente através da inclusão destes nas tomadas de decisão.

É claro que o aluno não precisa participar de todas as decisões do colégio, mas, o que queremos dizer é que dar voz à opinião deles pode fazer com que se sintam mais valorizados e ativos.

Isso também é importante para criarmos cidadãos mais conscientes e críticos.

2- Colaboração para criar um ambiente mais personalizado

Investir na colaboração dos alunos também é uma estratégia eficiente de criar um ambiente personalizado e que valoriza os estudantes.

Isso pode acontecer de diversas maneiras, como por exemplo:

  • Ao solicitar a ajuda dos alunos para redecorar uma sala;
  • Apresentar a possibilidade de criar um novo ambiente, como uma sala de artes ou música;
  • Contar com a ajuda dos estudantes para organizar um espaço;
  • Solicitar materiais que os alunos não usam mais para criar um novo ambiente na escola;
  • Entre outras ações colaborativas.

3- Atividades que enalteçam as habilidades de cada aluno

As atividades que apresentem aos estudantes a chance de enaltecer suas habilidades também são importantes. Elas podem acontecer em eventos, trabalhos em grupo, festas da escola, entre outras possibilidades. Veja algumas ideias:

  • Festival de talentos da escola;
  • Oficina de teatro e música;
  • Concursos de redação;
  • Entre outras atividades que incentivem trabalhos manuais, artes, música, dança, etc.

Para saber quais atividades podem ser interessantes e quais são as habilidades dos seus alunos, pesquise juntamente com eles. Afinal, lembre-se de que incluí-los nas decisões também é super importante para garantir que os alunos possam se sentir valorizados pela escola.

4- Escuta ativa por parte dos professores

Os professores são, em grande parte, um espelho para os seus alunos. Sendo assim, uma forma de como os alunos podem se sentir valorizados pela escola é através da escuta ativa desses profissionais.

Demonstrar que está ouvindo o que o aluno tem a dizer faz com que ele se sinta cada vez mais valorizado e acolhido. Da mesma maneira, ele se sentirá parte de algo maior e perceberá o quanto a sua voz é levada em consideração no ambiente escolar.

Invista nessas ações e ajude-nos a criar um futuro cada vez mais promissor, com jovens que hoje são crianças, mas amanhã serão adultos engajados socialmente e com a cidadania bem aflorada e desenvolvida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.