Como limpar calhas de chuva

Saiba a forma correta para fazer a limpeza das suas calhas

Você sabe como limpar calhas de chuva? Sabe exatamente quais produtos usar e como realizar a retirada de detritos e de manchas no local? É muito importante manter as suas calhas sempre higienizadas, já que isso pode trazer diversos problemas quando não acontece a limpeza. Sendo assim, hoje, iremos te ajudar a conhecer métodos e formas de realizar essa higienização. Aproveite todas as nossas dicas incríveis

O que é e onde fica a calha da casa?

Afinal, como limpar calhas de chuva? Para quem não sabe ou nunca percebeu, a calha é o acabamento dado ao telhado com uma finalidade não só estética, mas para evitar que a água da chuva transborde em queda. Ou seja, ele recolhe a água da chuva.

A calha pode desaguar em um reservatório, ou simplesmente direcionar para outro lugar a água, a fim de proteger e preservar a base da casa. Então, com a calha é possível abrir a janela em um dia chuvoso, permitindo a passagem de ar, sem causar molhadeira. 

Todo ano passamos por períodos de seca e períodos de chuva. Portanto, em ambas as situações, provocam deterioramento e acúmulo de sujeira nas partes externas da casa. `pr isso, neste artigo vamos abordar técnicas e falar sobre a importância de se limpar a calha frequentemente.

Como a calha fica suja?

Quando a chuva cai, tudo o que está sobre o telhado tende a escorrer para as calhas.

Então, é comum encontrarmos nas calhas muitas folhas secas de árvores, ninhos de passarinho, ovos e suas cascas, penas, sujeira, poeira, terra, etc.  

Portanto, a calha suja implica diretamente no escoamento da água pluvial, podendo manchar a pintura das paredes da casa e causar infiltrações.

Como limpar a calha?

Para sua limpeza, você vai precisar de:

  • Escada; 
  • Balde;
  • Vassoura;
  • Detergente Neutro;
  • Lavadora de alta pressão (opcional).

Acomode sua escada de maneira firme e segura.

Inicie sempre retirando o que está seco e sólido. Com uma vassoura, ou até mesmo uma pequena pá, recolha todas as folhas e terra que houver na extensão da calha.

Em seguida, você pode aplicar um jato de água com uma lavadora de alta pressão. Porém, caso a sujeira esteja impregnada, pode esfregar com uma vassoura com detergente neutro.

Protetores de calha

Hoje em dia, é comum encontrar no mercado protetor de calha. Ele nada mais é do que redinhas que impedem o acúmulo de folhas e outras sujeiras maiores.

Produtos utilizados na limpeza

Há diversos produtos no mercado que limpam a telha. Então, eles podem ser úteis, caso haja manchas, ferrugem ou muita sujeira incrustada. 

Caso seja preciso também lavá-las, faça isso antes da calha, para evitar retrabalho.

Aliás, caso note a presença de mofo, ou no telhado ou na calha, você pode utilizar uma mistura de 1 para 1 cloro + água. Então jogue a misturinha e aguarde 10 minutos. Depois, enxague na sequência.

No geral, um detergente neutro já cumpre um bom papel.

Calha entupida, como limpar?

Calha entupida como limpar - Reprodução Canva
Calha entupida como limpar – Reprodução Canva

Nesse caso, o ideal é que seja feita uma boa limpeza inicial para que seja possível visualizar onde pode estar entupido.

Se puder utilizar um aspirador potente, destes utilizados em lava rápidos, melhor ainda.

Aplique um jato de água com a lavadora de alta pressão, ou com a mangueira normal mesmo. Agora, veja se desentupiu. Assim, repita a operação até concluir o trabalho.

De quanto em quanto tempo essa limpeza deve ser feita?

No geral, a cada 3 meses é um bom espaço de tempo.

Mas observe sempre a possibilidade de se aplicar uma manutenção, principalmente após chuvas volumosas, vendavais e chuva de granizo.

Nestas situações, podem ocorrer o acúmulo de resíduos e causar entupimento. 

Profissionais especializados

Hoje há diversas empresas que prestam este e muitos outros serviços relacionados à limpeza de casa.

Essa tarefa só deve ser realizada se você se sentir seguro e confortável na altura.

Observe também:

  • Proximidade com fios e rede elétricas;
  • Se a telha suporta o seu peso;
  • Materiais de segurança individual (capacete, luvas, cinto de proteção); 
  • Sua escada não trepida ou bambeia.

Nos casos de casas com dois andares ou muito alta, o mais indicado é que se contrate um profissional especializado e terceirize o trabalho. Afinal, antes pagar do que se colocar em risco, não é mesmo?  

Agora que você conferiu todas as dicas de como limpar calhas de chuva, vai ser muito mais fácil que você consiga deixar as suas sempre limpas e sem acúmulos de sujeiras e folhas em excesso. Sendo assim, analise quais são as melhores opções de limpeza e não deixe a calha ficar entupida, ou isso poderá causar sérios problemas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.