Auxílio Brasil: quantas pessoas podem receber o Benefício Extraordinário?

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a grande maioria das pessoas do Auxílio Brasil estão recebendo esse benefício

O Governo Federal deve começar dentro de mais alguns dias os pagamentos da quinta rodada do Auxílio Brasil. O número de usuários deste novo repasse ainda não foi divulgado. Mas uma coisa já dá para adiantar. A grande maioria deles vai receber o chamado Benefício Extraordinário do poder executivo. Pelo menos essa é a expectativa.

O que é isso? De acordo com o Palácio do Planalto, esse Benefício Extraordinário é uma espécie de pagamento extra que é feito para todas as pessoas que ganham menos do que R$ 400 no Auxílio Brasil. A ideia é que esses usuários ganhem essa diferença para chegarem neste patamar. Existe uma lei que impede que eles recebam menos do que isso.

De acordo com dados do Ministério da Cidadania, a grande maioria de usuários do Auxílio Brasil recebem esse complemento. Para se ter uma ideia, em dezembro do ano passado o programa estava atendendo cerca de 14,5 milhões de pessoas. Destes, cerca de 13 milhões estavam pegando esse adicional.

O Ministério não divulgou mais esses dados nos meses seguintes. Mas imagina-se que essa situação não mudou muito. Isso acontece porque a grande a grande maioria dos usuários do Auxílio Brasil realmente recebem menos do que R$ 400. Por isso, eles precisam receber esse adicional para chegar neste patamar.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, cada família só pode receber até um Benefício Extraordinário. Não dá para ser mais do que isso. Esse é um complemento que vale apenas para completar o único Auxílio Brasil que a casa recebe. Pelo menos essas são as informações que o Ministério da Cidadania está passando.

Preciso me inscrever no Benefício Extraordinário?

Não. Ninguém tem que se inscrever para receber o Benefício Extraordinário do Governo Federal. De acordo com o Ministério da Cidadania, os usuários recebem esse montante de maneira automática. Não é preciso fazer o pedido.

O mesmo vale para os usuários que já estão dentro da folha de pagamento. Se você já está recebendo o benefício, então não tem com o que se preocupar. A renovação desse complemento vai acontecer de forma automática.

De acordo com o Governo Federal, os pagamentos do Benefício Extraordinário estão garantidos pelo menos até o final deste ano de 2022. Depois desse prazo ele até pode seguir, mas não há garantia disso ainda.

O Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil, aliás, é um programa do Governo Federal que veio para substituir o antigo Bolsa Família. Os pagamentos desse novo benefício começaram a acontecer em novembro do ano passado, apenas para os usuários veteranos.

O Governo Federal só passou a permitir novas entradas no Auxílio Brasil a partir de janeiro deste ano. De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 3,5 milhões de pessoas entraram no benefício este ano.

Ainda não dá para saber quantos usuários irão receber o Auxílio Brasil em março. De acordo com as informações de bastidores, o Governo Federal deverá fazer essa divulgação no app oficial do programa ainda nos próximos dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.