Dicas de como limpar portas e janelas

Conheça produtos e formas de limpeza para elas

Existe uma única forma adequada de limpar portas e janelas? Não, não existe uma maneira única e específica para fazer essa tarefa, a não ser que elas sejam de materiais específicos. Porém, existem formas mais fáceis de as realizar. Para acabar com o drama na hora de dar aquela faxina para limpar as portas e janelas, hoje, nós separamos algumas dicas incríveis para deixar essa tarefa ainda mais fácil. Confira agora.

Saiba mais sobre como limpar portas e janelas

Assim como todo o cantinho da casa, as portas e janelas precisam ser limpas adequadamente. Ou seja, as janelas são um grande foco de proliferação de poeira e provavelmente de bactérias, e as portas também precisam de manutenção, pois estão sempre em constante manuseio. Isso acaba acarretando na transferência da gordura corporal para o material da porta.

Assim, por muitas vezes na faxina, acabamos por esquecer das coisas mais importantes de serem limpas, que são as portas e janelas. Porém, só de pensar o trabalho que vai dar até começar a limpar tudo do lado de dentro, do lado de fora e as portas, já bate um desanimo.

Pois é, não tem como deixar essa tarefa divertida, porém, existem métodos que você pode usar para a realizar de um jeito muito mais fácil.

Conheça as dicas para limpar portas e janelas

Como limpar portas e janelas - Reprodução Canva
Como limpar portas e janelas – Reprodução Canva

Confira agora, logo abaixo, algumas dicas de como limpar as portas e janelas da sua casa, sem agredir os materiais. Confira e aproveite.

Com sabão neutro

O sabão neutro pode ser ótimo para a limpeza de portas e janelas de alumínio. Isto é, ele se mostrou ser uma ótima opção, enquanto as outras só serviam para deixar o alumínio um pouco mais opaco.

Usá-lo, nesse tipo de limpeza, não é complicado e não é preciso conhecer técnicas exageradas e mirabolantes para a realizar. Basta você pegar um pano úmido e o passar em um pouco da barra de sabão neutro. Nessa limpeza, você pode deixar separado um balde com um pouco de água e uma barra de sabão neutro imersa nele, para que o material de limpeza te acompanhe em cada canto da casa.

Em seguida, faça a aplicação por toda a porta suavemente. Você também pode fazer o uso de uma esponja do lado macio, só não faça uso do lado grosso, nem de bombril e muito menos de esponja vegetal, pois isso pode riscar a superfície de alumínio.  Para finalizar a limpeza, lembre-se de passar um pano úmido sem sabão por cima.

Aplica-se também o sabão neutro na parte de vidro das janelas. Além disso, sempre se certifique de deixar uma espuma bem rala para que elas não fiquem ensebadas depois e remova tudo com o rodinho.

Com detergente

O detergente é sempre uma boa opção para limpeza e é ideal para tirar a gordura das portas. Porém, você pode usá-lo para limpar as janelas também, principalmente o vidro. Usa-se também o detergente para misturar com vinagre ou qualquer outro produto de limpeza.

Para fazer a limpeza e desengordurar as portas, utilize um pouco de detergente e um pano úmido, ou uma esponja do lado macio, e comece a esfregar a área engordurada. No entanto, se estiver um pouco difícil de remover essa mancha, você pode acrescentar um pouco de água sanitária e a deixar de molho por um tempo. Depois, basta remover tudo normalmente com um pano úmido.

Use do mesmo método para fazer a limpeza das janelas. Então, o detergente pode ajudar a remover aquelas marcas que não saem, por nada, do vidro da janela. Em seguida, dilua o detergente e um pouco de água para que faça espuma e use isso para limpar a parte de vidro das janelas.

Com vinagre

O vinagre nunca falha na hora de limpar a casa, e ele também é muito útil para você limpar as suas portas e janelas. Esse produto só não é tão recomendado para você fazer a aplicação no vidro, porém, você pode limpar o vidro da janela com limpa vidros especiais.

Sua aplicação pode ser feita com um pedaço de pano de limpeza ou com esponja mesmo. Então, o legal é você poder fazer uma misturinha com bicarbonato para clarear algumas regiões manchadas ou com detergente para deixar a limpeza ainda mais fácil. Para finalizar a limpeza, basta você passar um pano úmido por cima para remover todo o excesso do sabão.

Aspirando a janela

Nas janelas sempre ficam as partes que acumulam poeiras e sujeiras do lado externo. Portanto, se você tem o hábito de deixar a sua janela aberta o dia inteiro, saiba que ali se acumula muita sujeira vinda do lado externo. Nem sempre essa sujeira é fácil de tirar com uma simples lavagem cotidiana, pois uma parte dela acumulada não vai sair de jeito nenhum. Por isso, uma solução viável que encontramos é você fazer o uso do aspirador de pó para remover toda ela.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.