Como limpar armários de MDF ou MDP

Aprenda dicas para não estragar seus armários

Os armários que se assemelham à móveis fabricados com madeira ou possuem acabamento similar ao da madeira precisam de cuidados diferentes dos que a madeira em si precisa. Isto é, eles são feitos com partículas da madeira e esses produtos que se assemelham a ela são MDF ou MPD, e não da madeira em si. Por isso, não podem ser limpos da mesma forma, e a pergunta que fica é: então, como limpar armários de MDF ou MDP? Hoje, mostraremos as diferenças e daremos dicas incríveis para te ajudar na sua limpeza.

Descubra qual a diferença entre MDF e MDP

Começaremos com o MDF. Suas características visuais são similares à madeira. Ele é feito de fibras, é um tipo de madeira sintética, além de ser ecologicamente sustentável.

Tem uma ótima durabilidade e as variações de temperatura não alteram o seu produto. Além disso, ele é fácil de manusear, podendo cortá-lo como madeira, aceitando bem o revestimento de vários materiais. Porém, um fator não muito bom é que ele absorve muito a umidade.

Como limpar armários de MDF ou MDP - Reprodução Canva
Como limpar armários de MDF ou MDP – Reprodução Canva

Já o MDP é formado por camadas. Diferentemente do MDF, que é mais leve e mais fino, o MDP é mais grosso e isso se dá porque ele costuma ser formado por 3 camadas de alguns pedaços de madeira trituradas.

Assim, as camadas do MPD fazem com que eles sejam mais grossos do que os MDF’s. Eles são mais estáveis também, mais resistentes à água e os cortes retos são preveríeis nesse tipo de material, pois eles não são muito maleáveis.

Além disso, não é muito adepto a acabamentos e empenamento. No entanto, assim como o MDF também é um material sustentável.

Saiba como fazer a limpeza dos armários em madeira

Além de tudo, também é importante saber realizar a limpeza básica nesse tipo de material. Para isso, vamos conferir então as seguintes informações. A limpeza dos armários de madeira funciona da seguinte forma:

  • Você precisará usar um pano seco ou espanador para tirar o excesso de poeira que está sobre o móvel.
  • Depois de retirar a poeira, passe um pano levemente úmido, com algumas gotas de detergente neutro.
  • Em seguida, passe um outro pano limpo sem o detergente para preparar a madeira para receber o lustra móvel.
  • Com um pano flanelado, passe o lustra móvel em todo o comprimento do armário e seque-o com um pano seco para dar brilho ao seu armário.

Saiba como limpar armários em MDF e MDP

A primeira coisa que você precisa saber, que é muito importante, é que, para limpar esses tipos de materiais, você deve fugir de alguns produtos. Não utilize água sanitária, bicarbonato de sódio, vinagre e fermento químico, pois esses produtos podem danificar o seu armário.

Agora, vamos falar sobre a maneira correta de limpá-lo, que é diferente da maneira de limpar os armários em madeira. Os armários em MDF não precisam de muito, você só precisará fazer a retirada da poeira com um pano úmido e, depois disso, basta passar um pano seco.

Passe o pano úmido na superfície do armário, isso porque um dos materiais, que no caso é o MDF, é extremamente intolerante a água. Já o MDP, por aceitar melhor, pode receber um pano mais umedecido, porém, também recomenda-se secar.

O que não pode passar no MDF e MPD?

No ato da limpeza, é importante que, de maneira nenhuma, você passe cera de lustrar no MDF ou MDP. Nesses materiais, ao invés de lustrar, essas ceras tendem a manchar esses materiais e eles ficam com um aspecto gorduroso e não-brilhante.

Sendo assim, fuja desse produto. Para conservar esses móveis por muito mais tempo, é importante que você consiga evitar elementos que possam prejudicar a estrutura do móvel.

O que acontece se seu armário ficar recebendo água constantemente?

Se o seu armário for molhado constantemente e você não conseguir secá-lo ou ele absorver de maneira rápida toda a água, ele poderá ficar estufado com tanta água absorvida. Além disso, isso pode estragar a pintura, caso houver muita água e ela vir a atrapalhar na funcionalidade do seu armário. Portas emperrados ou pés emperrados interferem muito na qualidade do seu móvel.

Se o armário for com MDF e laminado, como proceder?

Os armários mais modernos possuem revestimento de MDF, mas junto a um laminado, que requer ainda mais cuidado. Ou seja, os laminados tendem a absorver muito mais a água do que os puros em MDF. Então, se você tem um armário que é a junção de MDP e laminado, a limpeza deverá ser feita apenas para a retirada de poeira, com um pano preferencialmente seco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.