Como lidar com pessoas desorganizadas?

Saiba como você pode se relacionar melhor com uma pessoa desorganizada.

Conseguir lidar com pessoas desorganizadas pode parecer algo impossível, especialmente para os metódicos e apaixonados pela organização. Porém, como vivemos constantemente em contato com outras pessoas, torna-se inviável se cercar apenas pelos organizados, não é mesmo?

Portanto, é preciso exercitar a paciência e aprender algumas formas de manejar a relação com um desorganizado, especialmente se este for o seu colega de trabalho. A seguir, portanto, iremos lhe dar algumas dicas para conseguir construir boas relações com os mais “bagunceiros”. 😉

Como lidar com pessoas desorganizadas?

Entenda, antes de qualquer coisa, que para lidar com pessoas desorganizadas é preciso exercitar a sua paciência. Afinal, “lidar” está longe de ser o mesmo que “mudar”, por isso, esteja ciente de que a pessoa continuará desorganizada, mas, você poderá criar uma relação mais saudável, impondo limites.

Considerando esse fator chave, vamos agora às dicas essenciais de como lidar com pessoas desorganizadas:

Procure conversar sobre a bagunça até encontrar limites razoáveis

Se a bagunça está atrapalhando a sua rotina de trabalho, estudo ou até mesmo a rotina em casa, é hora de conversar sobre o assunto.

Não é porque a outra pessoa diz que é desorganizada que você deve, simplesmente, aceitar esse fato. Além disso, é importante reforçar que a conversa sempre será um caminho muito promissor para o desenvolvimento de qualquer tipo de relação.

Sendo assim, foque em deixar claro o que está incomodando você, estabelecendo limites do que pode ser aceitável.

Por exemplo, a pessoa pode ter a mesa de trabalho dela bagunçada, desde que não invada o seu espaço com a bagunça dela, ou então, desde que tenha o relatório que você precisa, separado dos demais.

Estabeleça algumas normas que ambos devem seguir

Ter um checklist claro do que deve ser feito, todos os dias, pode ajudar na hora de lidar com pessoas desorganizadas. Para tanto, converse com o desorganizado e estabeleça, junto dele, uma lista de tarefas que devem ser executadas, diariamente.

Depois, dialogue sobre a importância de manter o cumprimento dessa lista, a fim de garantir que ninguém saia prejudicado.

Exercite a sua paciência e não queira mudar o outro a todo custo

Sim, você vai ter que aprender a ser mais paciente. Afinal, para lidar com pessoas desorganizadas, é necessário respirar fundo e exercitar a tolerância, não é mesmo? Pois não adianta querer mudar o outro a qualquer custo, pois isso poderia desgastar a relação.

Portanto, nada de querer forçar a barra! Permita que a outra pessoa vá se desenvolvendo, dentro dos apontamentos que já demos acima, e outros que possam ser interessantes. Cada um tem o seu tempo.

Deixe claro as obrigações de cada um

Deixar claro o que cada um deve fazer é fundamental. Apenas assim você conseguirá lidar com pessoas desorganizadas de uma forma muito mais equilibrada e tranquila.

Para tanto, lembre-se de estabelecer essas obrigações em conjunto. Não adianta chegar, em uma bela manhã, e “mandar” a pessoa agir de tal forma, antes mesmo de conversar com ela sobre isso.

Tenha uma conversa franca e, juntos, estabeleçam as obrigações que devem ser cumpridas, além de apontar os prazos de cada uma delas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.