Como lidar com o excesso de trabalho: 7 dicas para você começar hoje mesmo!

Em época de pandemia muitas pessoas viram suas rotinas mudar, seja no home office ou no trabalho presencial. Mas como lidar com o excesso de trabalho?

No trabalho home office, por exemplo, muitas vezes a rotina de trabalho aumentou, de acordo com recentes pesquisas. Além disso, o tempo em reuniões também foi significativo.

Neste cenário, como lidar com o excesso de trabalho? O que fazer para ser mais produtivo e lidar com todas as tarefas? Veja abaixo 4 dicas.

1. Organize sua tarefas por prioridade

Organizar suas tarefas por prioridade é uma boa maneira de conseguir de como lidar com o excesso de trabalho, desta forma você poderá fazer primeiro as coisas mais importantes primeiro.

Leia também: Novo golpe do WhatsApp assusta usuários 

2. Anote todas as sua tarefas

Ao anotar as tarefas em um papel, você terá certeza que não esqueceu de nada. Além disso, ao término de cada tarefa faça um risco sinalizando que foi concluído, isso fará você focar mais no que concluiu do que no excesso de trabalho. Essa atitude te ajudará a perceber que está avançando.

3. Comece pelo trabalho mais fácil

Começar pelo mais fácil pode te dar animo e ritmo para partir para atividades mais difíceis e complexas. Claro, não se esqueça da ordem de prioridade e dos prazos.

Por exemplo, a tarefa mais fácil você precisa entregar no final do mês, não faz sentido começar por ela, por exemplo. Aqui vale o bom senso de fazer as tarefas mais fáceis e com o prazo menor.

4. Negocie os prazos

Nem sempre você dará conta de tudo, por isso é importante negociar os prazos e prioridades. Converse com o seu chefe e tente entrar em um acordo.

5. Entenda seus limites no trabalho

O excesso de trabalho pode ser um problema para sua saúde, por isso não force o seu corpo além do que ele consegue. Seja gentil com você!

Além disso, forçar o seu corpo além do limite pode prejudicar também sua produtividade no trabalho e sua vida pessoal. Outro risco é que sua imunidade caia e você fique doente.

6. Evite o estresse

Evitar o estresse nessa vida agitada que vivemos não é tarefa fácil, mas o estresse poderá te prejudicar ainda mais. Por isso, tente relaxar, por mais difícil que isso possa parecer.

7. Se desligue quando sair do trabalho

Sim, essa é uma excelente dica para lidar com o excesso de trabalho. Ficar focado no serviço não vai te ajudar a fazer as coisas mais rápido, pelo contrário.

É preciso que você lembre que você não é o seu trabalho e, por isso, deve ter uma vida além disso.

Cultive um hobby, converse com pessoas que te façam bem, faça exercícios e durma bem. Nem todos os dias você conseguirá desligar por completo, mas tentar é uma bom começo sempre.

Gostou das nossas dicas? Nos acompanhe para mais artigos como este e fique por dentro também da economia do país.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.